Partilhar

Condicionantes Culturais da Literatura de Viagens - Estudos e Bibliografias

Temas de Literatura de Viagens

Vários | Coordenação: Fernando Cristóvão

Disponibilidade Imediata

Desconto: 81%
5,00 € 26,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Índice geral


Porquê e como, por Fernando Cristóvão

Fernando Cristóvão Introdução. Para uma teoria da Literatura de Viagens

José Nunes Carreira Jerusalém

Sara Augusto Peregrinações: Roma e Santiago de Compostela

Maria Adelino Amorim Viagem e mirabilia: monstros, espantos e prodígios

Fernando Cristóvão A Literatura de Viagens e a História Natural

João Paulo Aparício e Paula Pelúcia O animal e a Literatura de Viagens. Bestiários

Manuel João Ramos O destino etíope do Preste João. A Etiópia nas representações cosmográficas europeias

José da Silva Horta O Africano: produção textual e representações (séculos xv-xvII)

Ana Maria de Azevedo O Índio brasileiro (o «olhar» quinhentista e seiscentista)

Rui Manuel Loureiro Visões da Ásia (séculos XVI e xvII)

Horácio Peixoto de Araújo Expansão missionária no Oriente

Maria Benedita Araújo Os relatos de naufrágios

Sobre os autores

Índice onomástico

--/--


Nas narrativas de viagens (sobretudo dos tempos de expansão marítima) confluem outras narrativas que as condicionam, com histórias, mitos, mirabilia, milagres, descrições de monstros, plantas e gente estranha. Numa atmosfera de encantamento, a Literatura de Viagens transporta, como no bojo das caravelas, temas, motivos e tópicos clássicos, orientais, árabes e medievais traços distintivos de outras civilizações. Doze investigadores analisam essas condicionantes, identificando e propondo ao leitor e à comunidade científica bibliografias selectivas e actualizadas.

Livro muito interessante que reúne colaboração de doze investigadores em perspectiva interdisciplinar, numa linha de rumo cm que cada autor se ocupa de aspectos específicos, condicionantes de uma reflexão séria sobre Literatura de Viagens. [...] Rica informação bibliográfica. | JUSTINO MENDES DE ALMEIDA

Obra recomendada pelo grande especialista Peter Mason em artigo publicado na revista Viator. Medieval and Renaissance Studies, volume 31, 2000.

Ler mais

Autor

Fernando Cristóvão

Fernando Alves Cristóvão, que usa o nome literário de Fernando Cristóvão, foi Assistente de Vitorino Nemésio na Faculdade de Letras de Lisboa, tendo-lhe sucedido na Cátedra de Literatura Brasileira. Foi Presidente do Instituto de Cultura e Língua Portuguesa - ICALP -, actual Instituto Camões, e é membro da Academia das Ciências de Lisboa. Pertence ainda a várias instituições científicas nacionais e internacionais e actualmente integra a Comissão de Avaliação Externa das Universidades Portuguesas. Foi professor visitante e conferencista em várias universidades estrangeiras -Rio de Janeiro, Salvador da Bahia, Brasília, Rennes, Utrech, Colónia, Pequim e Seul. Dirige uma equipa de investigadores na área de "Literatura e Cultura" do Centro de Literaturas de Expressão Portuguesa da Universidade de Lisboa - CLEPUL, da FCT, privilegiando as temáticas brasileira e de literatura de viagens. É Presidente da Associação de Cultura Lusófona - ACLUS, sediada na Faculdade de Letras de Lisboa, onde prepara, com uma escolhida equipa, o Dicionário Temático da Lusofonia. PUBLICAÇÕES DO AUTOR: - Os Sermões do Teólogo Diogo de Paiva deAndrade, Tese de Licenciatura, Lisboa,Faculdade de Letras de Lisboa, 1966. - "Marília de Dirceu" de Tomás António Gonzaga, ou a Poesia como Imitação e Pintura, Lisboa, Imprensa Nacional, 1981; reedição: Lisboa, Imprensa Nacional, 2002. - Cruzeiro do Sul, a Norte, Lisboa, Imprensa Nacional, 1983. - Notícias e Problemas da Pátria da Língua, Lisboa, ICALP, 1985. - Diálogos da Casa e do Sobrado, Lisboa, Edições Cosmos, 1994. - Gracilíano Ramos: Estrutura e Valores de um Modo de Narrar, Rio de Janeiro, 1ª ed., Rio/Brasília, 1975; 4ªed., Lisboa, Cosmos, 1998. - Nacionalismo e Regionalismo nas Literaturas Lusófonas (coord.), Lisboa, Edições Cosmos, 1997. - Condicionantes Culturais da Literatura de Viagens (coord.), Lisboa, Edições Cosmos, 1999. - Método - Sugestões para a Elaboração de um Ensaio ou Tese, Lisboa, Colibri, 2001. - O Olhar do Viajante - dos Navegadores aos Exploradores (coord.), Coimbra, Almedina, 2003. - Nemésio, Nemésios (coord.), Lisboa, Colibri, 2003.

Ler mais