Partilhar

Estudos em Memória do Professor Doutor José Dias Marques

Estudos de Homenagem

António Menezes Cordeiro, Ruy de Albuquerque

Em Stock



Desconto: 60%
17,36 € 43,41 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Professor Doutor José Dias Marques

Nasce a 10 de Novembro de 1926. Licencia-se pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (1948) e aí conclui o Curso Complementar de Ciências Jurídicas (1949). Doutora-se a 23 de Novembro de 1956, na mesma Universidade, defendendo uma dissertação intitulada Prescrição extintiva. Inicia a prestação de funções docentes no dia 16 de Março de 1953. Realiza o concurso de provas públicas para o preenchimento de uma vaga de professor extraordinário (1960), apresentando a tese Prescrição aquisitiva. A 13 de Janeiro de 1967, e com o maior êxito, é primeiro classificado no concurso para professor catedrático, proferindo uma lição memorável: O princípio da maior proximidade no Direito Internacional Privado.
Até à sua jubilação (1997). José Dias Marques lecciona as mais diversas disciplinas na Faculdade de Direito de Lisboa. Em quarenta e quatro anos de docência, ele molda sucessivas gerações de juristas, através de disciplinas sensíveis: Introdução ao Estudo do Direito e Teoria Geral do Direito Civil. Explora áreas complexas: História, Metodologia, Processo e Registos e Notariado. Tem, ainda, um papel básico no lançamento dos Cursos de Mestrado. Deixa uma obra extensa, cuidadosa e oportuna.
José Dias Marques actua igualmente como prático do Direito: jurisconsulto, advogado ilustre, membro da comissão de redacção da Revista da Ordem dos Advogados e patrono de muitos jovens licenciados. Deve-se-lhe também uma valiosa colaboração em O Direito.
Falece no dia 12 de Agosto de 2005, na plena posse das suas capacidades e quando, dele, muito se esperaria.
A Faculdade de Direito respeita e honra os seus professores: estão sempre connosco. Mais longe, porém: José Dias Marques fica como referência de segurança tranquila e de tolerância universitária, no sentido mais nobre do termo.
Orienta dezenas de mestres e doutores. Promove carreiras. Coloca, sempre com discreta eficácia, o espírito académico à frente de quaisquer contingências.
Solidária com a Família do Ilustre Homenageado, a Faculdade de Direito de Lisboa, acolhe, preserva e desenvolve o espólio científico, académico e humano que o Professor Doutor José Dias Marques, sem contrapartida, a todos vem legar.
A presente recolha de estudos, de índole variada, constitui um passo na grande jornada da Ciência do Direito portuguesa. Nela contamos sempre com uma obra imperecível e com uma presença benévola e amiga: as de José Dias Marques.
Ruy de Albuquerque
António Menezes Cordeiro

Ler mais

Autor(es)

António Menezes Cordeiro

Professor catedrático e decano do grupo de Ciências Jurídicas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, regeu as cadeiras de Teoria do Direito, Direitos Reais, Direito das Obrigações, Introdução ao Estudo do Direito, Teoria Geral do Direito Civil, Direito da Economia, Direito do Trabalho, Direito Bancário e Direito Comercial.

Na mesma instituição exerceu funções como presidente do Conselho Directivo (1989-1991); presidente do Conselho Científico (1998-2001); coordenador do Centro de Investigação de Direito Privado, desde 2014.

Sócio efectivo da Academia de Ciências de Lisboa, é subdirector da "Revista da Ordem dos Advogados", director-adjunto da revista "O Direito" e director da "Revista de Direito das Sociedades".

É sócio-fundador da sociedade de advogados António Menezes Cordeiro e Associados, Sociedade de Advogados.

Exerce advocacia desde 1980 e desde 1985 é jurisconsulto, com participação em mais de 2000 processos, sobretudo nas áreas civil, comercial, bancária, laboral, mobiliária e das sociedades. Participou como árbitro em cerca de 180 arbitragens nacionais e internacionais.

Ler mais

Ruy de Albuquerque

Ler mais