Partilhar

Centenário do Nascimento do Professor Doutor Paulo Cunha - Estudos em Homenagem

Estudos de Homenagem

Coordenador: António Menezes Cordeiro

Em Stock



Desconto: 50%
30,00 € 60,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O Prof. Doutor Paulo Arsénio Viríssimo Cunha (1908-1986) ergue-se como referência cimeira da Faculdade de Direito de Lisboa, nas áreas civis e processuais. As suas obras académicas – Do património, I (1934) e Simulação processual e anulação do caso julgado (1935) – testemunham uma erudição profunda e, sobretudo, uma criatividade transbordante, sempre presente em toda a sua obra ulterior. Dele ficaram lições que cobrem o Direito civil, da introdução às sucessões e que acompanham o Direito processual civil. As prelecções de Paulo Cunha conservam-se na memória de quantos tiveram o privilégio de o ouvir, como um modelo imbatível da aula magistral em Direito.
Paulo Cunha foi um homem público notável, conduzindo os negócios estrangeiros do País, então independente, em momentos de especial delicadeza e com os melhores resultados: bastará recordar a aproximação ao Ocidente, a normalização com o Brasil e a vitória no litígio relacionado com o Estado da Índia. Fica, ainda, cidadão exemplar, como académico, como jurisconsulto e como articulista, particularmente na revista O Direito. No Centenário do seu nascimento, a Faculdade de Direito de Lisboa presta a homenagem devida: reúne evocações e depoimentos e publica uma série de estudos que, nas áreas respectivas, recordam a força inextinguível do seu maior professor de sempre.

António Menezes Cordeiro

Índice Geral

Nota de Apresentação

I- EVOCAÇÕES E DEPOIMENTOS

II - ESTUDOS

Capítulo I – Introdução
Parte histórico-comparatística
Capítulo II – A ratihabitio: de Roma a Seuffert
Capítulo III – Sistemas actuais
Capítulo IV – A experiência portuguesa
Parte dogmático-sistemática
Capítulo V – Teoria da ineficácia
Capítulo VI – A confirmação
Capítulo VII – “Confirmações” especiais e “confirmações” anómalas

Ler mais

Autor

António Menezes Cordeiro

Professor catedrático e decano do grupo de Ciências Jurídicas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, regeu as cadeiras de Teoria do Direito, Direitos Reais, Direito das Obrigações, Introdução ao Estudo do Direito, Teoria Geral do Direito Civil, Direito da Economia, Direito do Trabalho, Direito Bancário e Direito Comercial.

Na mesma instituição exerceu funções como presidente do Conselho Directivo (1989-1991); presidente do Conselho Científico (1998-2001); coordenador do Centro de Investigação de Direito Privado, desde 2014.

Sócio efectivo da Academia de Ciências de Lisboa, é subdirector da "Revista da Ordem dos Advogados", director-adjunto da revista "O Direito" e director da "Revista de Direito das Sociedades".

É sócio-fundador da sociedade de advogados António Menezes Cordeiro e Associados, Sociedade de Advogados.

Exerce advocacia desde 1980 e desde 1985 é jurisconsulto, com participação em mais de 2000 processos, sobretudo nas áreas civil, comercial, bancária, laboral, mobiliária e das sociedades. Participou como árbitro em cerca de 180 arbitragens nacionais e internacionais.

Ler mais