Partilhar

Especial Complexidade Do Processo Penal No Ordenamento Jurídico Cabo-Verdiano

João Félix Cardoso

Em Stock



Desconto: 10%
13,50 € 15,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O presente livro tem por objectivo o estudo da especial complexidade do processo penal, prevista no art.º 279.º, n.º 2, do Código de Processo Penal Cabo-Verdiano. A especial complexidade do processo levanta algumas preocupações, sobretudo quanto à sua materialização prática, desde logo por não ter sido definido o seu conceito pelo legislador, que a deixou, em larga medida, remetida a espaços de indeterminação, pressupondo uma integração densificada pela análise, exigindo do juiz uma exclusiva ponderação sobre todos os elementos da configuração processual concreta, que se traduz, no essencial, na avaliação prudencial sobre factos, na perspectiva do processo, enquanto conjunto e sequência de actos e revelação interna e externa de acrescidas dificuldades de investigação com refracção nos termos e nos tempos do procedimento. A especial complexidade surge enquanto necessidade processual, interesse público em confronto com os direitos fundamentais do arguido, nomeadamente a sua liberdade, o que implica um equilíbrio na gestão destes dois pólos de interesse. 

Nesta obra, o autor analisa a questão da especial complexidade no ordenamento jurídico cabo-verdiano, nomeadamente quanto aos seus princípios norteadores, ao seu enquadramento legal, e tentar apreender o seu conceito normativo, para análise e aplicação prática dos seus requisitos, sem deixar de fora os seus efeitos processuais. A especial complexidade no ordenamento jurídico cabo-verdiano, no contexto da sua prática atual, interpela-nos no sentido da compreensão do modelo em vigor e suscita questionamentos críticos quanto à continuidade do mesmo, bem como quanto à necessidade e à perspectiva de encontrar um novo modelo, mais eficaz e que melhor garanta o equilíbrio entre o interesse público e os direitos fundamentais do arguido, no quadro do Estado de Direito Democrático, como é o caso de Cabo Verde.


Ler mais

Autor

João Félix Cardoso

Nasceu em Cabo Verde, na Cidade de Assomada, Santa Catarina, ilha de Santiago, em janeiro de 1968.

É Licenciado em Direito e Pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade de Coimbra, Portugal. Pós-graduado e Mestre em Ciências Jurídico-Forenses pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Portugal. É, ainda, habilitado com a formação de magistrados judicial e do Ministério Público, ministrado pelo Centro de Estudos Judiciários, em Portugal.

Neste momento, é investigador e Doutorando em Ciências Jurídico-Criminais, na Faculdade de Direito, da Universidade de Coimbra.

Foi Magistrado do Ministério Público nas Comarcas da Brava e do Tarrafal de Santiago, (2005-2010) e, do Sal, (2017-2020). Entre 2010 e 2017, exerceu advocacia em Cabo Verde, tendo intervido em processos de grande complexidade a nível nacional e internacional.

Participou na elaboração do projeto e implementação do curso de licenciatura em Direito, na Universidade de Santiago Cabo Verde, onde lecionou as cadeiras de Introdução ao Direito, Teoria Geral do Direito Civil e Direito económico.

Foi assessor jurídico nos municípios de Santa Catarina e do Tarrafal de Santiago (2012-2016) e, consultor contratado junto do GIABA (2020).

Num exercício constante de harmonização de finalidades conflituantes que o processo penal de um Estado de direito deve prosseguir — a descoberta da verdade e a realização da justiça e a protecção perante o Estado dos direitos fundamentais do arguido e de terceiros —, João Félix Cardoso tem sempre em mente um modelo em que os cidadãos são protegidos através do processo penal e perante o processo penal. O que é também, só por si, uma excelente razão para ler a obra que agora se publica.

Ler mais