Partilhar

Entre Ventos e Fumos - Fumeiros e Enchidos de Portugal

Nuno Diniz

Em Stock



Desconto: 10%
17,91 € 19,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Uma recolha de mais de 100 variedades de enchidos tradicionais portugueses, a sua história e composição.

«…Atravessei montes e vales para voltar a acabar num planalto, uma viagem de redescoberta e reconexão. 
Reconheci o meu país magnífico, único no mundo, num estado de considerável preservação apesar da canalha tentação para as modernices. 
Aquilo que me levou lá, a busca dos enchidos, das carnes autóctones, da batata, da couve e do pão, acabou por ser um enorme sucesso. Consegue-se ainda encontrar quase tudo, sem grandes alterações, desde que estejamos dispostos a sair das vias rápidas e a embrenhar-nos nos intestinos das pequenas aldeias, esquecidas mas não mortas, envelhecidas mas ainda tão sorridentes.

Passei por fornos comunitários onde ocasionalmente se coze o pão, falei com velhas de sorriso franco que fazem alheiras como ninguém e que, perante o nosso interesse, perdem parte do temor e nos falam das suas vidas, ganhei tempo com velhos sentados à porta, que se sentem bem a conversar e nos levam (por cima de quantidades consideráveis de bosta de vaca) à casa do tio Porfírio, que tem a melhor batata do mundo e que, admirado com o nosso interesse, tem como primeiro e autêntico instinto a vontade de no-las oferecer, acompanhadas por um copito de vinho, uma (t)chouriça e um mágico presunto.

Parei à beira de riachos de água límpida, procurei e encontrei folares de carne, como não existem em algum outro lugar, e nessa busca descobri mais outro fumeiro, que ainda não conhecia, comprovando a convicção de que temos mais e melhor fumeiro do que qualquer outro povo…»

Ler mais

Autor

Nuno Diniz

Nuno Diniz cozinheiro e gastrónomo, chef e consultor em diversos restaurantes, cozinhor ainda como chef convidado, por todo o mundo, em quase 100 diferentes países. Jurado em todos os grandes eventos gastronómicos de Portugal e presença constante nos Congressos de Cozinheiros, sendo o recordista absoluto com 11 apresentações entre 2007 r 2019, ano em que decidiu dar lugar aos novos.Mudou-se de vez, no final de 2023 para Sezelhe, uma pequena aldeia barrosã, onde está atualmente a escrever mais um livro.

Ler mais