Partilhar

Emergência e Democracia

Porfírio Silva

Em Stock



Desconto: 10%
11,70 € 13,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

"Nestes tempos brutalmente excecionais, onde todos fomos feridos, com mais ou menos intensidade consoante as nossas condições sociais e pessoais, fomos escrevendo sobre as diferentes estratégias seguidas em diferentes países para enfrentar a pandemia, sobre o estado de emergência declarado em Portugal, sobre alguns comportamentos de alguns políticos nestas circunstâncias, sobre episódios históricos que podem ajudar a olhar em perspetiva para o que nos está a acontecer, sobre o que é a ciência e os erros em que caímos na apreciação desse empreendimento humano, sobre a utilização das tecnologias para nos proteger da doença e os perigos que daí podem advir para os direitos humanos, sobre o desempenho das instituições em estado de exceção, sobre a necessidade de dar respostas democráticas (nem autoritárias, nem tecnocráticas) à crise.”

da Introdução


Ler mais

Autor

Porfírio Silva

Porfírio Silva (n. 1961) é licenciado e mestre em Filosofia. Doutorou-se em Epistemologia e Filosofia das Ciências com uma tese sobre as ciências do artificial como ciências do humano.

Foi Investigador Visitante no Institut Supérieur de Philosophie da Université Catholique de Louvain, na Facultad de Filosofía da Universidad Complutense de Madrid e no Department of History and Philosophy of Science (Graduate School of Arts and Sciences, The University of Tokyo).

Foi também investigador no Instituto de Sistemas e Robótica do Instituto Superior Técnico. É actualmente Deputado à Assembleia da República, eleito pelo Círculo de Aveiro nas listas do Partido Socialista.

Publicou anteriormente:

A Filosofia da Ciência de Paul Feyerabend (Piaget, 1998)

A Cibernética: Onde os Reinos se Fundem (Quasi, 2007)

Das Sociedades Humanas às Sociedades Artificiais (Âncora, 2011)

Podemos matar um sinal de trânsito? Um divertimento político-filosófico acerca da profundidade do quotidiano (Esfera do Caos, 2012)

Caderno de Tóquio (Esfera do Caos, 2015)

E agora, Esquerda? (Âncora, 2015)

O Ideário Constitucional no Parlamento dos Jovens (Âncora, 2019).

Estreou-se na publicação de poesia com Monstros Antigos (Esfera do Caos, 2013).

Ler mais