Partilhar

O Ideário Constitucional no Parlamento dos Jovens

Porfírio Silva

Sujeito a confirmação por parte da editora



Desconto: 10%
17,10 € 19,00 €

Sinopse

«Foi, pois, em boa hora que tomou o Senhor Deputado Porfírio Silva a iniciativa de se debruçar sobre o Programa Parlamento dos Jovens, e, em concreto, sobre a edição de 2017, dedicada, sob meu impulso, à Constituição da República Portuguesa, no rescaldo das Comemorações dos 40 anos da sua aprovação, que a Assembleia da República levou a efeito em 2016 com enorme sucesso.
(…) Uma edição que colocou a Constituição no cerne dos múltiplos debates que, em todo o Continente, Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, e além-fronteiras, envolveram milhares de jovens - debates com os quais o Parlamento e o Parlamento dos Jovens deram um enorme contributo para a defesa da democracia e da liberdade (que tanto custaram a conquistar). 
Porque para defender a democracia precisamos de conhecer os instrumentos da democracia e precisamos de conhecer os direitos e os deveres que a Constituição nos confere, e não haverá melhor escola que o Parlamento dos Jovens.»

Ler mais

Autor

Porfírio Silva

Porfírio Silva (n. 1961) é licenciado e mestre em Filosofia. Doutorou-se em Epistemologia e Filosofia das Ciências com uma tese sobre as ciências do artificial como ciências do humano.

Foi Investigador Visitante no Institut Supérieur de Philosophie da Université Catholique de Louvain, na Facultad de Filosofía da Universidad Complutense de Madrid e no Department of History and Philosophy of Science (Graduate School of Arts and Sciences, The University of Tokyo).

Foi também investigador no Instituto de Sistemas e Robótica do Instituto Superior Técnico. É actualmente Deputado à Assembleia da República, eleito pelo Círculo de Aveiro nas listas do Partido Socialista.

Publicou anteriormente:

A Filosofia da Ciência de Paul Feyerabend (Piaget, 1998)

A Cibernética: Onde os Reinos se Fundem (Quasi, 2007)

Das Sociedades Humanas às Sociedades Artificiais (Âncora, 2011)

Podemos matar um sinal de trânsito? Um divertimento político-filosófico acerca da profundidade do quotidiano (Esfera do Caos, 2012)

Caderno de Tóquio (Esfera do Caos, 2015)

E agora, Esquerda? (Âncora, 2015)

O Ideário Constitucional no Parlamento dos Jovens (Âncora, 2019).

Estreou-se na publicação de poesia com Monstros Antigos (Esfera do Caos, 2013).

Ler mais