Partilhar

Práticas de Intervenção do Serviço Social na Saúde

Maria Irene de Carvalho

Em Stock



Desconto: 10%
20,97 € 23,30 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A saúde é uma das áreas que mais tem desafiado os assistentes sociais. Estes profissionais estão presentes no sistema de saúde, na prevenção, na promoção, na reabilitação e na integração social. Este processo é efetuado em equipas multidisciplinares, num continuum de prestação de cuidados.

Neste livro, destacam-se os determinantes sociais e a dimensão coletiva da intervenção dos profissionais do Serviço Social na saúde, revelando práticas centradas no trabalho multi e interdisciplinar, na intervenção precoce (IP) e na redução dos danos. 

São evidenciadas as práticas profissionais em organizações de saúde, como as unidades de saúde familiares (USF), os centros hospitalares e os cuidados continuados integrados, sendo destacada também a importância do uso de referências estatisticamente validadas para o uso no processo de intervenção (desde o diagnóstico, o planeamento, a intervenção e a avaliação).

Outras práticas e realidades centram-se no papel dos assistentes sociais na intervenção com doentes transplantados, nas readmissões de doentes num serviço de urgência e na pandemia de COVID-19 em contexto hospitalar, incluindo o uso e a integração da intervenção nas tecnologias de informação e comunicação (TIC).

Destinado a profissionais, docentes e estudantes do Serviço Social, este é um livro escrito por assistentes sociais que exercem a profissão na área da saúde, sendo as suas reflexões fundamentais para destacar a profissão e contribuir para a sua melhoria.


Neste livro abordam-se, sob o olhar do Serviço Social, as seguintes temáticas:

· Desafios para o Serviço Social na área da saúde

· Reflexão sobre a prática profissional diária em intervenção precoce (IP)

· Novas práticas em Serviço Social: A redução de danos (o problema da droga)

· Serviço Social em cuidados de saúde primários (CSP)

· Serviço Social num serviço de urgência

· Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI): O posicionamento técnico-operativo do assistente social na equipa de gestão de altas (EGA)

· Serviço Social na transplantação pulmonar

· Serviço Social na resposta à COVID-19

· Avaliação multidimensional do Serviço Social na saúde


Prefácio de Helena Neves Almeida,

Professora Auxiliar da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, aposentada, Investigadora do Centro de Estudos Interdisciplinares - CEIS20-UC e do Observatório da Cidadania e Intervenção Social - OCIS/FPCE-UC


Ler mais

Amostra

Autor

Maria Irene de Carvalho

Licenciada e Mestre em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa (ISSSL). Doutora em Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – Instituto Universitário de Lisboa (Iscte-IUL). Professora Associada no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP-UL), na Unidade de Serviço Social e de Política Social, na Licenciatura em Serviço Social, no Mestrado em Serviço Social (ADVANCES) – Eramus+ – e no Doutoramento em Política Social. Coordenadora científica da Licenciatura em Serviço Social e da Pós-graduação “Serviço Social em Saúde, Intervenção e Inovação”. Investigadora integrada no Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP) do ISCSP-UL. Membro de associações nacionais e internacionais que representam a profissão, o ensino e a investigação em Serviço Social. Autora de mais de 40 artigos científicos, com revisão de pares, e capítulos de livros sobre o tema do Serviço Social. Coordenadora e Autora de livros sobre Serviço Social publicados pela Pactor.


Ler mais