Partilhar

Desconto: 20%
9,04 € 11,30 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Os desastres naturais, as crises económicas e sociais, as guerras e os conflitos, as grandes epidemias geram no mundo a necessidade crescente de ação humanitária, envolvendo operações complexas, em ambientes de emergência.

Proporcionar respostas humanitárias efetivas envolve cada vez mais a profissionalização dos seus agentes, sendo crescente a procura de profissionais com capacidades técnicas e reflexivas em ação humanitária, provenientes de áreas de estudo e de trabalho marcadamente interdisciplinares.

O Iscte – Instituto Universitário de Lisboa definiu como um dos seus objetivos estratégicos dirigir as suas capacidades de ensino para o desenvolvimento de programas de ação humanitária, que mobilizem as diferentes valências necessárias nesta área, visando assim contribuir para a preparação de profissionais, dotando-os de elevadas qualificações para a compreensão dos principais aspetos conceptuais e operacionais da ação humanitária, e de capacidades estratégicas fundamentais para a definição e implementação de medidas de ação humanitária nos seus diferentes contextos.

Neste livro apresentamos as conferências realizadas, entre dezembro de 2018 e junho de 2019, no âmbito do primeiro Ciclo de Conferências do Iscte sobre Ação Humanitária. Cada conferência oferece uma perspetiva específica construída por cada um dos autores a partir da sua experiência e do seu ponto de vista.

Ler mais

Autor(es)

Ana Lúcia Martins

Ler mais

Maria das Dores Guerreiro

Ler mais

Maria de Lurdes Rodrigues

Professora universitária e política portuguesa. É Professora Associada do ISCTE-IUL, onde leciona desde 1986. Aí concluiu o doutoramento em Sociologia e prestou provas de agregação. Foi representante nacional no Working Party of R&D and Innovation Survey no Eurostat (1996-2002), presidente do Observatório das Ciências e das Tecnologias do Ministério da Ciência e da Tecnologia (1997-2002), representante nacional no Grupo Indicadores para a Sociedade da Informação da OCDE (1999-2002) e Ministra da Educação (2005-2009). Exerceu ainda atividades de consultoria e gestão de recursos humanos e formação profissional em diversas instituições. É autora de dezenas de artigos publicados em revistas científicas e obras coletivas e dos seguintes títulos monográficos: Sociologia das Profissões (1997), Os Engenheiros em Portugal (1999) e A Escola Pública pode fazer a Diferença (2010 - Almedina).

Ler mais