Partilhar

Desconto: 25%
11,17 € 14,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O estudo das profissões é fundamental nos dias de hoje. Esta obra oferece-lhe um ensaio sobre as profissões e o interesse público, procurando uma resolução dos equilíbrios necessários à defesa deste mesmo interesse. Apresenta também uma reflexão sobre as profissões e a difusão do profissionalismo em Portugal, as condições do seu crescimento, designadamente na articulação com o sistema de ensino superior e o associativismo profissional. Conta ainda com um breve programa de estudo da Sociologia das Profissões em 10 lições onde, passo a passo, são sistematizados os contributos dos principais autores e os debates mais importantes. Trata-se de um programa de estudo destinado a todos os que se interessam pelo tema das profissões.

“Com este pequeno livro, volto, portanto, a este tema, uma vez mais com a preocupação de contribuir para o ensino e a aprendizagem da análise sociológica das profissões, dos fenómenos associados aos processos de emergência e de difusão do modelo profissional no mundo do trabalho e das organizações, bem como das condições da sua manutenção e sobrevivência.”

Maria de Lurdes Rodrigues

Ler mais

Autor

Maria de Lurdes Rodrigues

Professora universitária e política portuguesa. É Professora Associada do ISCTE-IUL, onde leciona desde 1986. Aí concluiu o doutoramento em Sociologia e prestou provas de agregação. Foi representante nacional no Working Party of R&D and Innovation Survey no Eurostat (1996-2002), presidente do Observatório das Ciências e das Tecnologias do Ministério da Ciência e da Tecnologia (1997-2002), representante nacional no Grupo Indicadores para a Sociedade da Informação da OCDE (1999-2002) e Ministra da Educação (2005-2009). Exerceu ainda atividades de consultoria e gestão de recursos humanos e formação profissional em diversas instituições. É autora de dezenas de artigos publicados em revistas científicas e obras coletivas e dos seguintes títulos monográficos: Sociologia das Profissões (1997), Os Engenheiros em Portugal (1999) e A Escola Pública pode fazer a Diferença (2010 - Almedina).

Ler mais