Partilhar

Serviço Social em Catástrofes - Intervenção em Crise e Emergência Social

Maria Irene de Carvalho

Envio em 10 dias



Desconto: 10%
22,45 € 24,95 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Os efeitos da globalização são sentidos em todos os domínios da sociedade, especialmente no clima e no ambiente, no crescimento populacional (nas grandes metrópoles), e nas desigualdades sociais. Neste contexto, a crise ambiental ou ecológica não é meramente uma crise do ambiente ou da natureza, ela é ao mesmo tempo uma crise social, económica e política.

Nestes contextos, o Serviço Social tem-se destacado na intervenção em catástrofes e em situações de conflito, quer sejam naturais ou produto da ação humana. De facto, os profissionais de Serviço Social são dos mais bem preparados para atuar em catástrofes, sobretudo ao nível humano, envolvendo-se em todas as suas fases - as fases de preparação, resposta e recuperação -, com realce para a resposta e a recuperação das comunidades.

Este livro, para além de problematizar o Serviço Social em catástrofes ou desastres específicos, incide também sobre a intervenção com grupos vulneráveis (crianças de rua, refugiados, mulheres prostituídas, sem-abrigo, entre outros), a qual implica respostas humanas imediatas e processos a longo prazo de recuperação e integração social. Trata-se, sem dúvida, de um importante contributo para compreender a profissão nestes contextos, nem sempre revelados na literatura, e uma obra de referência para todos os profissionais, docentes e estudantes do Serviço Social.

Neste livro abordam-se, sob o olhar do Serviço Social, as seguintes temáticas:

- Prática profissional em tempos de emergência e alterações climáticas

- Intervenção psicossocial em casos de incêndios (em Portugal) e catástrofes (AMI)

- Processo de reparação integral às vítimas do conflito armado na Colômbia

- Emergência de saúde pública: COVID-19

- Crianças em situação de rua e crianças/jovens refugiados não acompanhados

- Tráfico de seres humanos

- Trabalhadores/as do sexo

- Pessoas em situação de sem-abrigo

Ler mais

Autor

Maria Irene de Carvalho

Licenciada e Mestre em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa (ISSSL). Doutora em Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – Instituto Universitário de Lisboa (Iscte-IUL). Professora Associada no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP-UL), na Unidade de Serviço Social e de Política Social, na Licenciatura em Serviço Social, no Mestrado em Serviço Social (ADVANCES) – Eramus+ – e no Doutoramento em Política Social. Coordenadora científica da Licenciatura em Serviço Social e da Pós-graduação “Serviço Social em Saúde, Intervenção e Inovação”. Investigadora integrada no Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP) do ISCSP-UL. Membro de associações nacionais e internacionais que representam a profissão, o ensino e a investigação em Serviço Social. Autora de mais de 40 artigos científicos, com revisão de pares, e capítulos de livros sobre o tema do Serviço Social. Coordenadora e Autora de livros sobre Serviço Social publicados pela Pactor.


Ler mais