Partilhar

Desconto: 10%
15,93 € 17,70 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Muito mais do que um livro de receitas – uma verdadeira carta de amor aos Açores e à sua cultura

O autor chama-lhes nove pedaços mágicos de terra. Os Açores são uma combinação de muitos fatores: os aromas de mel, maracujá e ananás, a qualidade única do peixe do mar azul, as pastagens verdes, a suavidade única do chá, o odor a funcho nas serras, a hortelã nos campos, a salsa nos jardins ou a amoras silvestres que gritam pelos muros das ilhas. Os Açores de Rúben Pacheco Correia sabem a angelica, a vinho de czares, a malassadas nas festas de freguesia, a sopas de Espírito Santo dos Impérios. São terras de temperos únicos, do queijo branco em folha de conteira e do bife flamejado em vinho e temperado com pimenta inteira.

Rúben Pacheco Correia nasceu numa família na qual os assuntos importantes são tratados à mesa. A mãe é cozinheira e ensinou-o a gostar de comer, a apreciar o que é bom e a distingui-lo do que é menos bom. Também a avó paterna é chefe de cozinha e uma grande pasteleira. Com a avó materna, que cozinha com aquilo que a terra e o mar dão, aprendeu o valor da comida que nos liga ao passado e a ela deve a paixão pela gastronomia açoriana.

Na memória do autor, a avó prepara o peixe, antes de o passar por farinha e fritar. Sente-se o cheiro dos chicharros fritos, com o molho de vilão que ela faz de forma exemplar, acompanhado pelo bolo da sertã quentinho, feito mesmo ali, com mãos treinadas ao longo de décadas, na sertã de barro antiga, ainda herdada da sua bisavó.

Porque acredita que somos aquilo que comemos e que a gastronomia é a melhor forma de nos identificarmos enquanto povo, este livro de Rúben Pacheco Correia é muito mais do que um livro de receitas – é uma verdadeira carta de amor aos Açores e à sua cultura.

Ler mais

Autor

Rúben Pacheco Correia

Ler mais