Partilhar

Amigos de Objectos Interpretáveis

Peninsulares

Miguel Tamen

Indisponível



+5% em Cartão Almedina
Desconto: 20%
11,20 € 14,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

“Um estudo empolgante e idiossincrático sobre a capacidade humana de acarinhar e odiar o mundo material, de considerá-lo responsável e de lhe conceder a sua própria humanidade... Este livro deve ser lido por historiadores de arte, antropólogos, comissários de exposições, críticos literários e por qualquer pessoa que já tenha gritado a um carro ou pontapeado uma porta”.
Bill Brow, Universidade de Chicago.

“Como provavelmente o seu título excêntrico sugere, este livro é de uma originalidade surpreendente. De um modo geral, a arte, cujas obras são os objectos interpretáveis do título, é a sua matéria. Num outro sentido, porém, a preocupação de Miguel Tamen é mostrar como objectos inanimados ganham vida através da sua interpretação... Não há livro como este... A erudição é real... Escrito com um estilo profundamente idiossincrático, erudito sem ser hermético, Amigos de Objectos Interpretáveis visa um público extenso, proveniente de muitas vertentes: do mundo dos museus, da história de arte, do direito, da filosofia, para não falar do leitor culto e não especializado, cuja voracidade de leitura se pode satisfazer num banquete de ideias mais fausto do que alguma vez imaginámos”.
Ingrid Rowland, Academia Americana, Roma.

"O engenhoso percurso de Miguel Tamen através de uma variedade de disciplinas e modos de conhecer e experimentar o mundo que nos rodeia constitui uma lição para o mundo da arte e as instituições de interpretação que são os museus. Amigos de Objectos Interpretáveis abre as portas do museu e integra as obras de arte em redes de interpretação que as tornam parte de mundos cognitivos que partilhamos com diversos corpos e objectos animados e inanimados."
John G. Hanhardt, Museu Guggenheim, Nova Iorque.

Ler mais

Autor

Miguel Tamen

"Miguel Tamen é professor de Teoria da Literatura na Universidade de Lisboa e director da sua Faculdade de Letras. Foi professor visitante na University of Chicago, e senior fellow no Stanford Humanities Center e no National Humanities Center. Escreveu nove livros, entre os quais Friends of Interpretable Objects (2001; tradução portuguesa: Amigos de Objectos Interpretáveis, 2003) e Artigos Portugueses (2002; edição aumentada 2015). Em 2020, editou O Cânone (Tinta-da-china, com António M. Feijó e João R. Figueiredo)."

Ler mais