Detalhes do Produto
- Editora: não (edições)
- Categorias:
- Ano: 2023
- ISBN: 9789895398515
- Número de páginas: 232
- Capa: Brochada
Sinopse
«Este livro é para todos aqueles que acham que a poesia não tem de ser inacessível, complexa e explicada por palavras difíceis por pessoas terrivelmente aborrecidas. A leitura de poesia não pertence ao domínio do inefável nem está ao alcance apenas de fumadores de cachimbo. É uma prática como outra qualquer, com as suas dificuldades próprias, claro, mas à qual se acede praticando (…) Ler poemas e ler o que outras pessoas têm a dizer sobre esses poemas é a melhor forma de lidar com a poesia. É igualmente a melhor forma de aprender a gostar de poesia. É por isso que este livro é também para pessoas que não gostam de poemas. Se as pessoas que gostam o quiserem ler também ficamos contentes.»
A obra é organizada por Maria Sequeira Mendes, Joana Meirim e Nuno Amado, elementos da equipa responsável pelo site de poesia e crítica Jogos Florais (iniciado em 2017).
O livro inclui 46 poemas e respectivas leituras, algumas destas publicadas em linha (agora revistas/aumentadas) e, maioritariamente, outras escolhas inéditas.
Assim, diversos leitores explicam-nos, em textos breves, as razões para gostarem do poema que seleccionaram e/ou os motivos pelos quais o mesmo não deve ser esquecido.