Partilhar

A Revisão Constitucional de 2023 - Debate Sobre Os Projectos de Revisão

Pedro Fernández Sánchez, Marco Caldeira

Em Stock



Desconto: 10%
13,50 € 15,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Nota Introdutória

Depois de um período que tem sido qualificado como correspondendo a um verdadeiro frenesim constitucional, no qual a aprovação de Revisões Constitucionais vinha surgindo como hobby que impedia qualquer esforço de estabilização do sistema constitucional português, a Constituição da República Portuguesa pôde entrar num período de estabilidade a partir de 2005, permitindo um franco desenvolvimento da doutrina e da jurisprudência durante quase duas décadas em que não ocorreu qualquer perturbação motivada por uma modificação do texto constitucional.
No entanto, o surgimento de uma crise sanitária, associado a decisões controvertidas do tribunal Constitucional em matéria de direitos fundamentais, inculcou, em alguns sectores da comunidade, a ideia de que a Constituição já não se encontraria totalmente preparada para os mais recentes desafios colocados a um Estado de Direito. Por isso, a conclusão do período de pandemia trouxe consigo a apresentação de diversos projectos de revisão constitucional, os quais, porém, uma vez assumida a consciência de que seria desencadeado esse processo, rapidamente abandonaram as questões mais circunscritas que vinham sendo debatidas na comunidade e se alargaram até abranger praticamente todos os âmbitos do sistema constitucional.
A Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e o seu Instituto de Ciências Jurídico- Políticas (ICJP) não podiam deixar de cumprir o seu dever científico de reunir contributos críticos acerca dos aspectos técnico- jurídicos dos diversos projectos de revisão constitucional apresentados.
Nesse quadro, em Conferência organizada no dia 31 de Janeiro de 2023, no Salão Nobre da Ordem dos Advogados Portugueses – a quem publicamente se agradece, na pessoa da Senhora Bastonária, pela fundamental cooperação na organização do evento – , promoveu- se um amplo debate, protagonizado por alguns dos principais referentes do constitucionalismo português, acerca da oportunidade do processo de revisão e do mérito dos projectos disponíveis.
Em vista da relevância do debate realizado para o futuro do Direito Constitucional português, procede- se agora à publicação dos contributos dos participantes no evento que tiveram oportunidade de disponibilizar os textos das suas intervenções, ampliando assim o acesso a esse valioso debate a toda a comunidade jurídica. Agradece- se, pois, vivamente, a todos os Autores que permitiram a presente publicação.
Uma palavra final de agradecimento é também devida ao Professor Doutor Rui Guerra da Fonseca, que coordenou e participou activamente na organização deste evento, não podendo, todavia, associar- se a esta publicação em virtude do início das suas funções como Juiz Conselheiro do tribunal Constitucional. Não obstante essa impossibilidade, não pode deixar- se de manifestar publicamente a gratidão pelo seu papel na organização desse debate, sem o qual o evento de 31 de Janeiro de 2023 não teria chegado a ocorrer.

Os Coordenadores,
Pedro Fernández Sánchez
Marco Caldeira

Índice

PAULO OTERO
(In)Oportunidade e (De)Mérito de uma Revisão Constitucional em 2023

CARLOS BLANCO DE MORAIS
Apontamento sobre a Revisão Constitucional de 2023

PEDRO FERNÁNDEZ SÁNCHEZ
Os Projectos de Revisão Constitucional para Restrição do Direito Fundamental de Liberdade com Fundamento em Motivos Sanitários

PEDRO LOMBA
Vigilância e Direito: Revisão Constitucional e Metadados

CARLA AMADO GOMES
A protecção do ambiente no processo de revisão constitucional em curso: um lifting com botox?

NUNO CUNHA RODRIGUES
A Revisão da Constituição Económica, Financeira e Fiscal

VITALINO CANAS
Hiperconstitucionalismo e Presidencialização: Os Perigos da Revisão Constitucional (a Evitar)

RUI TAVARES LANCEIRO
As Regiões Autónomas nos Projetos de Revisão Constitucional de 2023 – Uma Breve Nota

MARCO CALDEIRA
As Alterações Introduzidas pelos Projectos de Revisão Constitucional em Matéria Administrativa

RUI MEDEIROS
Projectos de Revisão Constitucional de 2022 em Matéria de Justiça Constitucional

Ler mais

Autor(es)

Pedro Fernández Sánchez

Ler mais

Marco Caldeira

Professor Auxiliar Convidado da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e Advogado.

Ler mais