Partilhar

A Guerra de Putin Contra as Mulheres

Sofi Oksanen

Em Stock



Desconto: 10%
16,61 € 18,45 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

A 24 de fevereiro de 2022, a Rússia invadiu a Ucrânia. Duas semanas depois, uma organização feminina lituana foi instada a enviar para o terreno todo o stock disponível de testes de violação e contraceção de emergência. Apesar de a rapidez deste pedido ter sido surpreendente, a sua necessidade não o foi. Durante a ofensiva russa, as tropas de Putin seguiram a cartilha que pauta a sua conduta há muitos séculos.

Partindo de um discurso na Academia Sueca sobre a violência que o Kremlin exerce sobre as mulheres, Sofi Oksanen denuncia, num ensaio lúcido e rigoroso, um modus operandi antigo e revoltante: desde Catarina, a Grande, passando pela União Soviética, até aos dias de hoje, o exército russo violenta e humilha as mulheres dos territórios que invade, com vista à subjugação e ao genocídio desses povos.

Juntando testemunhos familiares a uma extensa e minuciosa pesquisa, Sofi Oksanen expõe o modo como a Rússia faz da violação uma arma de guerra, descredibiliza e desumaniza as suas vítimas, e instrumentaliza as mulheres russas para a perpetuação dessa violência.

A guerra de Putin contra as mulheres é um livro fundamental para perceber a cultura bélica russa, que faz uma releitura da história desta potência mundial à luz do colonialismo e resgata as suas vítimas, passadas e presentes, ao silêncio e ao esquecimento.

Ler mais

Amostra

Autor

Sofi Oksanen

Sofi Oksanen nasceu em 1977, tendo vivido entre a Finlândia e a Estónia. É romancista e dramaturga, autora de seis romances dados à estampa entre 2003 e 2019, dos quais estão publicados em Portugal, na Alfaguara, Norma e A purga. Galardoada com vários prémios literários e frequentemente comparada a Charles Dickens e a Margaret Atwood, a obra de Oksanen está traduzida em quarenta línguas e vendeu mais de dois milhões de exemplares em todo o mundo. Escrito originalmente como peça de teatro e levado à cena em cerca de quinze países, o romance A purga catapultou a escritora para o grande palco da literatura europeia e foi distinguido com dezenas de importantes prémios literários, entre os quais o Prémio Femina, o Prémio Europeu de Melhor Romance e o Prémio de Literatura do Conselho Nórdico. Em 2019, Sofi Oksanen foi condecorada com a medalha de honra da Ordem das Artes e Letras, em França.

Ler mais