Partilhar

Desconto: 10%
17,90 € 19,90 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

Em 1992 a União Soviética desmorona-se, e na Estónia é possível por fim saborear a liberdade e projectar o futuro. Todos migram para a capital e ninguém quer viver no campo. Ficam apenas os velhos, alguns bêbados e bandos de rapazes desordeiros. Aliide Truu, senhora idosa, vive alheada do mundo na sua casa numa aldeia despovoada, e passa os dias a ouvir rádio e fazer conservas de fruta.
A aparente normalidade da sua existência é despedaçada numa noite de fim de Verão, quando a sua vida se cruza com a de uma jovem mulher que precisa desesperadamente da sua ajuda. Zara conta que trabalhava como empregada de mesa, e que anda fugida do marido violento. Nada disto é verdade. Ao inventar uma história para si, Zara espera conseguir esquecer o passado. Ao oferecer abrigo a Zara, também Aliide terá de confrontar o passado nebuloso, carregado de paixões, traições e vinganças. Para poderem sobreviver, ambas as mulheres terão de enfrentar e aceitar a verdade da sua história. E só então poderão também descobrir os inesperados laços que as unem.
As vidas de Zara e Aliide, e das gerações de mulheres que representam, desdobram-se sobre o pano de fundo da ocupação soviética da Estónia e compõem um mosaico da sociedade europeia dos últimos cinquenta anos: a repressão política, o tráfico humano, a violência sobre as mulheres. É diante deste inquietante cenário que a vida fervilha e se desenrola um incrível drama familiar, pleno de rivalidade, culpa, desejo e amor.

Ler mais

Autor

Sofi Oksanen

Sofi Oksanen nasceu em 1977, tendo vivido entre a Finlândia e a Estónia. É romancista e dramaturga, autora de seis romances dados à estampa entre 2003 e 2019, dos quais estão publicados em Portugal, na Alfaguara, Norma e A purga. Galardoada com vários prémios literários e frequentemente comparada a Charles Dickens e a Margaret Atwood, a obra de Oksanen está traduzida em quarenta línguas e vendeu mais de dois milhões de exemplares em todo o mundo. Escrito originalmente como peça de teatro e levado à cena em cerca de quinze países, o romance A purga catapultou a escritora para o grande palco da literatura europeia e foi distinguido com dezenas de importantes prémios literários, entre os quais o Prémio Femina, o Prémio Europeu de Melhor Romance e o Prémio de Literatura do Conselho Nórdico. Em 2019, Sofi Oksanen foi condecorada com a medalha de honra da Ordem das Artes e Letras, em França.

Ler mais