Partilhar

A Guerra Russo-Ucraniana

Serhii Plokhy 

Em Stock



Desconto: 10%
19,71 € 21,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

No dia 24 de fevereiro de 2022, a Rússia chocou o mundo ao invadir a Ucrânia. Enquanto tentava saber como estavam a família e os amigos - então apanhados de surpresa na linha da frente do maior conflito em solo europeu desde a Segunda Guerra Mundial -, o aclamado historiador ucraniano-americano Serhii Plokhy estava, como seria inevitável, a tentar perceber as causas profundas da invasão, analisando os desenvolvimentos e perspectivando as consequências de grande escala.

Este é o livro que desenha a trajetória imparcial do conflito que despontou em 2014 e que, com a tentativa da tomada de Kyiv pelos russos, fez desabar a ordem geopolítica cimentada desde o fim da Guerra Fria. Com perspicácia e uma atenção ao pormenor fora do vulgar, própria de quem conhece tanto os meandros do alto poder como as trincheiras, Plokhy expõe as origens e a evolução do conflito, do colapso do império russo à ascensão e queda da URSS, desaguando na análise dos mais recentes movimentos democráticos na Ucrânia.

Tendo por base décadas de investigação e o seu olhar singular sobre a região, o autor defende que a resistência ucraniana, assim como a demonstração de força e união do mundo ocidental, desafiaram verdadeiramente o poderio de Putin e os seus planos, mudando, em definitivo, o cenário político e económico do mundo."


Ler mais

Autor

Serhii Plokhy 

Serhii Plokhy nasceu em 1957 na Rússia, mas passou a infância em Zaporizhzhia, na Ucrânia, para onde a família regressou logo após o seu nascimento.Licenciado em História e Ciências Sociais pela Universidade de Dnipropetrovsk (1980) e pós-graduado em Historiografia e Estudos de Origem pela Universidade Russa da Amizade dos Povos (1982), recebeu inúmeros galardões e reconhecimentos ao longo da carreira. Entre eles contam-se o Walter Channing Cabot Fellow na Faculdade de Artes e Ciências da Universidade de Harvard (EUA, 2013), o Prémio Antonovych (Ucrânia, 2015) e o Prémio Nacional Shevchenko (Ucrânia, 2018).

Em 2007 foi nomeado o Professor Mykhailo Hrushevsky de História Ucraniana pela Universidade de Harvard, onde é também, desde 2013, diretor do Instituto Ucraniano de Investigação. É autor de vários livros conceituados, entre os quais The Last Empire: The Final Days of the Soviet Union (em 2015, Prémio Lionel Gelber para o melhor livro de não-ficção em inglês sobre assuntos globais e Prémio Pushkin House para Livro em Russo) e Chernobyl (Prémio Baillie Gifford de 2018). A sua obra encontra-se traduzida para mais de uma dezena de idiomas.

Ler mais