Partilhar

Desconto: 20%
11,76 € 14,70 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Convidado por um livreiro francófilo da cidade de Haia, PAUL VERLAINE desloca-se à Holanda onde permanece de 2 a 14 de Novembro de 1892 e efectua várias conferências. O seu prestígio tinha ultrapassado fronteiras.
O seu olhar perscruta a paisagem que descreve com laivos impressionistas. É notório como o ambiente é pacificador para este magnífico “poeta maldito”, de existência atribulada.
Nascido na cidade de Metz a 30 de Março de 1844, filho de um capitão do exército, tal como Arthur Rimbaud, é em Paris que frequenta o Liceu Bonaparte sem grande brilho e isto apesar de aos 14 anos de idade ter composto e enviado um poema intitulado A Morte a Victor Hugo. A vida parisiense, as tertúlias literárias e a boémia inspiram a sua capacidade criativa - no desenho e na poesia.
A grata recordação que lhe mereceu esta viagem foi inspiração durante o seu internamento no Hospital Broussai, em Paris.
Sensível à especificidade da Holanda, Paul Verlaine, assinala a epopeia deste povo sobre o mar. Durante a estadia e as deslocações para as várias conferências Paul Verlaine descreve-nos vários lugares - a estação balneária de Schreveningen com a sua lendária luz gris-bleu. Leida, cidade de Rembrandt onde prospera a indústria do livro e impera a Biblioteca de Thysiana, a mais antiga dos Países Baixos...
Harlem, nome que o holandês Peter Stuyvesant transportou em 1658 para os Estados Unidos, dando origem ao famoso bairro novaiorquino de Haarlem... E finalmente Amesterdão, porto de perseverança sobre o nível do mar, que data provavelmente do século X e cuja situação geográfica permite desenvolver comércio com Inglaterra e Alemanha e lhe granjeia o estatuto de Feitoria.
É assim que regista na memória o sentimento apaziguador que o ambiente na casa de Zilcken lhe proporcionou, bem como o reconhecimento pela sua obra. VIAGEM À HOLANDA de Paul Verlaine é escrita em 1894, no ano em que lhe é atribuído o título de Príncipe dos Poetas.

Ler mais

Autor

Paul Verlaine

Ler mais