Partilhar

Uma Certa Harmonia - Notas sobre arquitectura, urbanismo e saúde mental infanto-juvenil

Pedro Strecht

Sujeito a confirmação por parte da editora


Desconto: 20%
9,60 € 12,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

«As nossas cabeças têm casas. Construções erguidas de múltiplas maneiras. Espaços com histórias. Divisões cheias. Recantos escondidos. Coisas que se usam todos os dias. Gavetas bolorentas onde uma aranha arrisca tecer uma teia. E janelas. Janelas por onde o ar entra e a luz enfeita os dias, o passar das horas e adormece, escura, coma chegada da noite. Sonhos. As casas são feitas de sonhos.Os sonhos habitamas camas, espalham-se, fogemao controlo, ocupamtodo o espaço vivido e o imaginado que tantas vezes entra pela porta dentro e faz visitasmesmo semser convidado.Os sonhos sentam-se àmesa, estão no sorriso das pessoas, partem e voltam no reencontro depois de mais um dia, cansados, vividos, prontos para prosseguirem se necessário anos a fio. Os sonhos é que dão vida às casas. E são eles que as matam quando, certo dia, é preciso sair delas.
As casas criam enredos como quem cria filhos. Desenvolvem paixões cujos lábios murmuram. Vivem da ilusão fantástica do tempo todo e escrevem histórias. Amor, ódio, solidão e amparo, de tudo as casas conhecem e calam. Silenciosas permanecem, fechando segredos de que só elas cuidam, como quem se detém perante uma flor na varanda, imutável, atenta ao desfiar de estações.
As casas são pais e mães do desejo, da vontade de existir e de uma certa ilusão de, afinal, sermos eternos. Somos sempre pais e filhos delas, mesmo quando, um dia, temos de mentir para que não se afastem do nosso coração.»
Pedro Strecht

Ler mais

Autor

Pedro Strecht

Médico de Psiquiatria da Infância e Adolescência, exercendo atualmente na atividade privada, e também na Cooperativa «A Torre». É, também, Presidente da Direção do Centro Dr. João dos Santos-Casa da Praia. Coordenou o Projeto de Apoio à Família e à Criança Maltratada (Lisboa), a Equipa de Intervenção Psicossocial do Casal Ventoso, e a Equipa de Intervenção em Crise da Casa Pia de Lisboa. Foi professor do ensino secundário e superior, na Universidade Católica de Lisboa. Da sua colaboração na imprensa, destaque para a coluna que manteve na revista Pais & Filhos e no jornal Público. É autor de mais de duas dezenas de livros sobre temas respeitantes à sua área profissional e da literatura infanto-juvenil.

Ler mais