Partilhar

Desconto: 71%
5,00 € 17,10 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O artigo de Assunção Cristas e Mariana Gouveia trata dos efeitos do contrato de compra e venda na transmissão da propriedade de coisas móveis nos direitos português, espanhol e inglês. O primeiro motivo de interesse reside na verificação de que o princípio da transmissão consensual não se impõe por força de alguma razão lógica ou cultural intransponível nem é necessariamente a melhor das soluções. A surpresa dos leitores aumentará porventura quando se derem conta de que as autoras sustentam o carácter meramente supletivo do princípio português da transmissão cultural e contemporânea.
O artigo de Vítor Neves trata da protecção (real) conferida ao proprietário desapossado de dinheiro nos direitos inglês e português. A falta de respostas directas no direito português coloca o A. na necessidade de procurar soluções, cruzando o subsistente mistério que envolve o conceito e a natureza jurídica do dinheiro com outros institutos jurídicos centrais, tais como a aptidão das coisas fungíveis para serem objecto de direitos reais e a protecção dos adquirentes de boa fé.
in Prefácio de Carlos Ferreira de Almeida


TRANSMISSÃO DA PROPRIEDADE DE COISAS MÓVEIS E CONTRATO DE COMPRA E VENDA - Estudo Comparado dos Direitos Português, Espanhol e Inglês


Noções fundamentais nas várias ordens jurídicas
Grelha comparativa - enunciação e justificação
Análise das várias ordens jurídicas
Síntese comparativa e conclusões
Bibliografia e casos citados


A PROTECÇÃO DO PROPRIETÁRIO DESAPOSSADO DE DINHEIRO - Estudos dos Direitos Inglês e Português


Introdução
«Grelha comparativa» indicativa, renúncia à comparação e razão de ordem
A protecção reconhecida ao proprietário de dinheiro no Direito Inglês
A protecção reconhecida ao proprietário de dinheiro no Direito Português
Síntese conclusiva
Bibliografia e casos citados

Ler mais

Autor(es)

Vítor Pereira Neves

Ler mais

Assunção Cristas

Professora associada da NOVA School of Law, onde se doutorou em 2005. Para além da lecionação na licenciatura, assumiu a coordenação conjunta do Master's in Law and Economics of the Sea - Ocean Governance, onde ensina Ocean Policies, e é Diretora do NOVA Ocean Knowledge Centre, criado em 2021. Em 2022, integrou a VdA - como of counsel, responsável pela Plataforma de Serviços Integrados da ESG e pela área do Ambiente, que inclui o mar. Coordenou, nomeadamente, o grupo de trabalho da SEDES dedicado ao Mar, convertido em Observatório do Mar após a apresentação do respetivo relatório em dezembro de 2022. É membro da rede de peritos do "World Economic Forum" para as questões dos oceanos e da sustentabilidade.


Ler mais

Mariana França Gouveia

Mariana França Gouveia é doutorada em Direito. A sua área de especialização incluiu, para além do Direito Processual Civil, a Resolução Alternativa de Litígios, muito em especial a Arbitragem e a Mediação. Neste âmbito criou e dirige o NOVA Dispute Resolution Forum, um centro de conhecimento que investiga e forma nas matérias do Processo Civil (Academia de Processo Civil) e Resolução Alternativa de Litígios (Laboratório RAL). É desde setembro de 2018, a Diretora da NOVA School of Law. É ainda Sócia da PLMJ Advogados, integrando a equipa de Resolução de Litígios. A sua carreira divide-se entre a gestão, lecionação e investigação académicas, com trabalhos reconhecidos na área da Justiça e da Resolução Alternativa de Litígios e a prática como advogada e árbitra, em complexos processos arbitrais domésticos e internacionais.


Ler mais