Partilhar

Desconto: 10%
22,50 € 25,01 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Sublinhe-se aquilo que vem sendo visto nas análises dos textos de Sombras, o entretecido de várias isotopias que se podem reunir em dois feixes relativamente homogéneos. Um, de impregnação disfórica, problemático, subsume o “eu” poético que interroga o seu ser e estar no mundo, aqui e agora, condicionado pela memória do passado. Outro, de veemente positivismo, intenta superar a negatividade do ser problemático através da encenação da crença.

Dá corpo a esta encenação o dizer que, por anáforas e repetições, pretende recompor a poética da História e, com o mesmo gesto, quererá certificar um trabalho poético que se pretende totalizador, misto de “eu” poético, autor e Autor.


Ler mais

Autor

José Luís Hopffer C. Almada

Jurista, ensaísta e poeta, foi analista e comentador residente do Debate Africano da RDP-África (assuntos relativos à atualidade de Cabo Verde, dos países lusófonos e africanos) durante mais de vinte anos.

Licenciado em Direito pela Universidade Karl Marx, de Leipzig, e pós-graduado em Ciências Jurídicas, em Ciências Jurídico-Políticas e Jurídico-Internacionais e em Ciências Jurídico-Urbanísticas pela Faculdade de Direito de Lisboa, foi Técnico Superior da Secretaria-Geral do Governo, da Secretaria de Estado da Promoção Social, do Instituto Nacional da Cultura e do Instituto Nacional da Investigação e do Património Culturais. Desempenhou igualmente as funções de Diretor do Gabinete de Assuntos Jurídicos e Legislação da Secretaria-Geral do Governo.

Associado a diversas iniciativas culturais em Cabo Verde, como o Movimento Pró-Cultura (1986), o suplemento cultural Voz di Letra do jornal Voz di Povo (1986-1987) e a revista Pré-Textos, foi diretor da revista Fragmentos (1987-1998), cofundador da Spleen-Edições (1993), dirigente da Associação de Escritores Cabo-Verdianos (1989-1992/1998) e cofundador da Academia Cabo-Verdiana de Letras.

Representado em diferentes antologias poéticas nacionais e estrangeiras, é autor de vários estudos e ensaios nas áreas da Literatura, da Cultura, do Direito e da Política.

Organizou Mirabilis – de Veias ao Sol (Antologia dos Novíssimos Poetas Cabo-Verdianos (1998) e O Ano Mágico de 2006 – Olhares Retrospectivos sobre a História e a Cultura Cabo-Verdianas (2008).

Publicou ainda os seguintes livros: À Sombra do Sol, Volumes I e II, (1990); Assomada Nocturna (1993), Assomada Nocturna – Poema de NZé di Sant’ y Águ (2005); Praianas-Revisitações do Tempo e da Cidade (2009), Rememoração do Tempo e da Humidade (Poema de Nzé de Sant´y Ago) (2015/2016), Sonhos Caminhantes (2017), Germinações e Outras Restituições de Março (2019) e Deflagrações (2021).

Condecorado com a Medalha de Mérito Cultural de Primeira Classe, do Governo de Cabo Verde, e com a Medalha da Ordem do Vulcão, outorgado pelo Presidente da República de Cabo Verde.

Ler mais