Partilhar

Sociedade Anónima, A Sedutora [Hospitais, S.A., Portugal, S.A.] - Unipessoalidade Societária
N.º 1 da Colecção

Série Miscelâneas do IDET

Jorge Manuel Coutinho de Abreu, Ricardo Costa

Em Stock


Desconto: 20%
8,80 € 11,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

IDET - Instituto de Direito das Empresas e do Trabalho.

Uma das finalidades estatutárias do IDET é promover a investigação nos domínios do direito das empresas e do direito do trabalho. O que passa também pelo estímulo à elaboração e publicação de lições ministradas nos cursos de pós-graduação, de escritos de apoio a disciplinas ou módulos dos mesmos cursos, conferências, actas de congressos, etc.
Publicam-se agora dois estudos, um sobre a novíssima experiência dos hospitais públicos S.A., o outro sobre o (relativamente) novo fenómeno das sociedades unipessoais.

NOTA DE APRESENTAÇÃO



Inicia-se com este livro mais uma colecção de publicações promovidas pelo IDET. Como o nome indica, nas "Miscelâneas " reuniremos escritos de Direito das Empresas e/ou de Direito do Trabalho que, por uma ou outra razão, se entenda não deverem ser editados autonomamente.
O primeiro escrito deste volume circulou já entre os alunos do II Curso de Pós-Graduação em Direito das Empresas, no final da leccionação do módulo "Empresas públicas estaduais e empresas municipais". No segundo estudo é tratado um dos vários temas que compuseram a disciplina "Direito das Sociedades" daquele Curso. Por sinal, ambos os temas têm vários pontos de contacto.

Coimbra, Fevereiro de 2003
J. M. Coutinho de Abreu

ÍNDICE



NOTA DE APRESENTAÇÃO
SIGLAS E ABREVIATURAS

SOCIEDADE ANÓNIMA, A SEDUTORA(HOSPITAIS, S.A., PORTUGAL, S.A.)
J. M. Cominho de Abreu



I. S .A., A SEMPRE JOVEM ESTRELA
II. ESTADO E S.A. NOS HOSPITAIS (QUEM ESTÁ DOENTE?)
III. PORTUGAL, S. A. [PRO(VOCAÇÃO) POSTA SUMARÍSSIMA]

UNIPESSOALIDADE SOCIETÁRIA
Ricardo Costa



I. CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES
II. CATEGORIAS DE UNIPESSOALIDADE
III. DISCUSSÃO DE ALGUMAS PARCELAS DO REGIME DA SQU

Ler mais

Autor(es)

Jorge Manuel Coutinho de Abreu

Professor Catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, regente da cadeira de Direito Comercial.

Ler mais

Ricardo Costa

Doutor e Mestre em Direito (Ciências Jurídico-Empresariais) pela Universidade de Coimbra; MBA em Gestão pela Universidade Católica Portuguesa.

Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça desde Março de 2019.

Professor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, onde leccionou Direito Comercial, Direito das Sociedades, Jurisprudência de Direito das Sociedades, Teoria Geral do Direito Civil, Direito dos Contratos e Organização do Sector Empresarial (Licenciatura e Mestrados: 1996-2019). Membro Associado e Investigador do Instituto Jurídico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Autor de monografias, artigos, comentários, anotações de jurisprudência e colectânea de legislação desportiva.

Docente e Conferencista em matérias de Direito Comercial, Direito das Sociedades, Direito Civil, Direito dos Contratos (Civis e Comerciais) e Direito do Desporto.

Comentarista no Código das Sociedades Comerciais em comentário (7 volumes, IDET/Almedina) e no Código Cooperativo anotado (1 volume, Almedina).

Ler mais