Partilhar

Ser Assistente Social-Retrato(s) da profissão

Maria Irene de Carvalho

Em Stock



Desconto: 10%
13,95 € 15,50 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O Serviço Social tem mais de 100 anos em todo o mundo e mais de 80 anos em Portugal. Surgiu como resultado do processo de industrialização e como resposta às várias expressões da questão social (relação entre o capital e o trabalho, desigualdade, exploração, pobreza) e assume-se como uma disciplina e uma profissão comprometida com a justiça social e a concretização de direitos.
Em Portugal, o Serviço Social é uma área do saber investigada, ensinada, aplicada, refletida e exercida por uma profissão: a de assistente social.
Para o bom exercício da profissão, é necessário um conhecimento científico rigoroso, proficiência técnica, com experiência diversificada e aprofundada, e sensibilidade ética, isto é, ser-se perspicaz e criativo. E tudo isto compõe as bases nucleares desta profissão.
Este livro, apresentado num ponto de viragem histórica para a profissão de serviço social em Portugal  a constituição da respetiva ordem profissional, aprovada na Assembleia da República, em 5 de julho de 2019  é um contributo importante para compreender a profissão em Portugal neste contexto de mudança e constitui-se com uma obra de referência para todos os profissionais e estudantes de Serviço Social.

Conteúdos abordados:
·Os objetivos e a evolução conceptual do Serviço Social em Portugal
·O processo de institucionalização da profissão
·A identidade do Serviço Social
·O perfil dos assistentes sociais
·Os desafios da profissão na sociedade atual
·As áreas e os processos de intervenção


Ler mais

Autor

Maria Irene de Carvalho

Licenciada e Mestre em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa (ISSSL). Doutora em Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – Instituto Universitário de Lisboa (Iscte-IUL). Professora Associada no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP-UL), na Unidade de Serviço Social e de Política Social, na Licenciatura em Serviço Social, no Mestrado em Serviço Social (ADVANCES) – Eramus+ – e no Doutoramento em Política Social. Coordenadora científica da Licenciatura em Serviço Social e da Pós-graduação “Serviço Social em Saúde, Intervenção e Inovação”. Investigadora integrada no Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP) do ISCSP-UL. Membro de associações nacionais e internacionais que representam a profissão, o ensino e a investigação em Serviço Social. Autora de mais de 40 artigos científicos, com revisão de pares, e capítulos de livros sobre o tema do Serviço Social. Coordenadora e Autora de livros sobre Serviço Social publicados pela Pactor.


Ler mais