Partilhar

Responsabilidade Civil por Erro Judiciário - Uma Realidade ou Um Princípio Por Concretizar?

Monografias

Ana Celeste Carvalho

Em Stock


Desconto: 10%
9,90 € 11,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Uma das novidades do novo regime de responsabilidade civil extracontratual do Estado e demais entidades públicas, traduziu-se na consagração da responsabilidade civil pelos danos causados por erro judiciário, no âmbito do exercício da função jurisdicional. Trata-se de tema da maior actualidade, pela relevância que a decisão judicial representa para o cidadão, enquanto utente do serviço público de Justiça, a quem interessa saber em que termos e sob que pressupostos pode exercer o direito à indemnização pelos danos causados por uma decisão jurisdicional ilícita.
A presente obra tenta contribuir para a clarificação e compreensão de aspectos relativos ao exercício da função de julgar, os quais influenciaram o regime legal adoptado, permitindo a conciliação do princípio da independência judicial com a responsabilização pelo erro cometido.

Ler mais

Autor

Ana Celeste Carvalho

Juíza Administrativa; Mestre em Direito Administrativo e Contratação Pública; Pós-Graduada em Direito Fiscal; Pós-Graduada em Contratação Pública; Formadora; Autora de diversos artigos publicados;Conferencista

Ler mais