Partilhar

Realidade, Consciência e Compromisso Humanista na Arte

Luísa Duarte Santos

Sujeito a confirmação por parte da editora



Desconto: 10%
35,78 € 39,75 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Num contexto histórico, social e político, internacional e nacional, de guerras e de ditaduras, emerge a necessidade de uma ruptura vanguardista estética, de resistência e oposição ética. Sustentada num pensamento e discurso ideológico, busca-se, em vários países, uma nova estética, alicerçada numa nova atitude do artista, consciente e comprometida, manifestando-se numa praxis artística participada e em linguagens visuais ancoradas na figuração humana e nas realidades sociais.

Partindo da análise compreensiva dos pressupostos teóricos fundadores de um debate estético, dos subsídios e influências, ideológicos, artísticos e visuo-plásticos, contributivos de uma estética do realismo humanista, para um estudo analítico das intervenções e experimentações artísticas, nas suas múltiplas expressões, intenta-se uma compreensão crítica das artes plásticas, concretamente das representações pictóricas vinculadas a um compromisso humanista, e da sua importância na história da arte portuguesa contemporânea.


Ler mais

Autor

Luísa Duarte Santos

"Luísa Duarte Santos | Doutorada em História da Arte, especialização em História da Arte Contemporânea, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, com orientação científica da Professora Doutora Raquel Henriques da Silva. Foi Bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Tem Mestrado em Teorias da Arte, pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, com a dissertação sobre “A Criação Artística e o Processo Criativo”, e Licenciatura em Psicologia pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. É membro integrado do Instituto de História da Arte (IHA-NOVA Lisboa), grupo de investigação MuSt - Museum Studies. Durante nove anos, foi investigadora e conservadora no Museu do Neo-Realismo. Comissariou várias exposições biobibliográficas, como as de Urbano Tavares Rodrigues, Arquimedes da Silva Santos, Luiz Francisco Rebello, e as dos centenários de Manuel da Fonseca e de “Soeiro Pereira Gomes – Na esteira da Liberdade”. Foi também curadora em diversas exposições de artes plásticas, entre as quais “Uma Arte do Povo, pelo Povo e para o Povo – Neo-realismo e Artes Plásticas”, “Ilustração & Literatura Neo-realista“, “Raízes de uma colecção – Alves Redol e seus Ilustradores”, e de pintores como Jorge de Oliveira, Tereza Arriaga, José Dias Coelho, Júlio Pomar e “Candido Portinari em Portugal” (galardoada com o Prémio APOM 2020 - Melhor Trabalho de Museografia). Tem participado como conferencista em Congressos e Seminários nacionais e internacionais, e proferido várias Palestras. Publicou ensaios e artigos em catálogos e revistas, algumas delas internacionais, sobre temas de arte contemporânea, autores e artistas do século XX português. Desde 2016, é editora na Antena 2 – Rádio e Televisão de Portugal (RTP)."

Ler mais