Partilhar

Os Anjos de Apolo - Uma História do Ballet

Extra Coleção

Jennifer Homans

2 dias


Desconto: 10%
35,91 € 39,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Durante mais de quatrocentos anos, a arte do ballet tem estado no âmago da civilização ocidental e as suas tradições funcionamcomo um registo do nosso passado. Uma bailarina a dançar a Bela Adormecida é um elo numa longa cadeia de dançarinos queremonta à França e á Itália do século XVI. Os seus movimentos graciosos evocam um mundo de cortes, reis e aristocratas, masos seus passos e gestos também estão marcados pelas mudanças drásticas na dança e na cultura da época. O ballet foi moldadopelos seus tempos: pelo renascimento e o classicismo, pelo iluminismo e o romantismo; pelo bolchevismo e modernismo, mesmopela Guerra Fria. Nesse sentido, Os Anjos de Apolo é também a primeira história cultural do ballet.

O ballet é único: não tem textos escritos nem uma notação padronizada, ao contrário da música, por exemplo. É uma arte decontar histórias que é transmitida de mestre para aluno, e os seus passos não são apenas passos – são um documento vivo decultura e tradição. Embora a linguagem do ballet seja partilhada por dançarinos em todo o mundo, os seus intérpretes foramdesenvolvendo escolas nacionais distintas – francesa, italiana, dinamarquesa, russa, inglesa e norte-americana –, com tradiçõese expressões próprias, muitas vezes resultantes de convulsões políticas ou ruturas culturais.

Booktrailer Os Anjos de Apolo Uma História do Ballet

Ler mais

Autor

Jennifer Homans

Historiadora, com um doutoramento em História Contemporânea, e crítica de dança, dupla condição que lhe permitiu escrever Os Anjos de Apolo com um conhecimento fruto da sua experiência, mas também de uma perspetiva de história cultural. Como crítica de dança, colaborou com The New Republic, o New York Times, o International Herald Tribune, The New York Review of Books e The Australian, mas também foi bailarina profissional, e fez a sua formação no North Carolina School of the Arts, no American Ballet Theatre e na School of American Ballet. Atuou com várias companhias: a Chicago Lyric Opera Ballet, o San Francisco Ballet e o Pacific Northwest Ballet.

Ler mais