ENVIOS GRÁTIS - Para compras de 20/11 a 16/12. Devolução prolongada até 30/01/2021. Ver condições

Partilhar

Psicologia Judiciária - Volume I - O Processo Psicológico e a Verdade Judicial

Fora de Coleção

Enrico Altavilla

Sujeito a confirmação por parte da editora


Desconto: 20%
22,32 € 27,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Tradução de Fernando de Miranda

A presente edição, que é a 2.ª em português, afasta-se profundamente da primeira, pois baseia-se na 4.ª edição italiana, publicada em fins de 1955, e que apareceu não só muito aumentada, mas também inteiramente actualizada e corrigida.

(Nota do Tradutor à 2.ª Edição)

INTRODUÇÃO À 4.ª EDIÇÃO


Mais do que pelo facto de se ter esgotado completamente a reimpressão da terceira edição - o que me leva a falar de 5.ª edição -, resolvi-me a empreender esta nova publicação, completamente actualizada e muito ampliada, pelo legítimo orgulho do favorável acolhimento que este trabalho tem merecido do público italiano e estrangeiro. Na verdade, ao mesmo tempo que já apareceram as traduções sueca (ed. Natur of Kultur, Estocolmo) e portuguesa (ed. A. Amado, de Coimbra), com uma tiragem para o Brasil (ed. Saraiva, de São Paulo), preparam-se a tradução alemã, a cargo dos Profs. Bohne e Sax, de Colónia (ed. Styria, Graz) e a espanhola (casa ed. De Palma, Buenos Aires), e escritores categorizados (') colocam este volume entre as obras mais modernas sobre Psicologia Judiciária.
Quis fazê-la preceder da opinião de dois dos meus mestres: Enrico Ferri, o glorioso sociólogo jurista, renovador do direito penal, e Gennaro Marciano, o maior advogado jurista que teve a Itália nestes últimos cinquenta anos.
Este trabalho nasceu dos seus ensinamentos, feitos de investigações científicas e de aplicações práticas, de maneira que a minha preparação psicológica de estudioso e a minha experiência tornaram utilizáveis nas salas dos tribunais as investigações de laboratório.
Nele palpita toda a longa vida de quem tem querido ser, a um tempo, criminólogo, jurista e advogado penalista, o que lhe tornou possível o conúbio entre o direito, a psicologia e a criminologia; entre a teoria e a prática. Atribuo ao rigor da exposição científica, robustecida pela experiência documentada com uma rica casuística, o grande sucesso que tem tido esta minha obra. Espero que lhe sorria a mesma fortuna das edições anteriores e que ela possa continuar, noutros países, o trabalho de penetração da ciência italiana, para a qual os seus grandes mestres não representam, como poderia parecer ao limitado conhecimento dos estrangeiros, as colunas de Hércules da ciência italiana, visto que os discípulos lhes seguem o caminho, frequentemente estudando as obras de cientistas que ignoram o nosso trabalho.
Entre 1948 e 1955, muitos estudiosos trouxeram a esta matéria o seu útil contributo: utilizei os seus estudos para dar aos jovens, que, como juizes e advogados, agora chegaram às lides judiciárias, um trabalho completamente em dia; e se ele lhes puder ser útil, como o foi aos seus predecessores, terei atingido o meu fim plenamente.

Anacapri, 1954 - Nápoles, 1955
ENRICO ALTAVILLA

ÍNDICE


Introdução à 4.ª edição
Capítulo I - O processo psicológico na sua normalidade
Capítulo II - A idade e o sexo
Capítulo III - Emoções e paixões
Capítulo IV - Diferenças individuais
Capítulo V - O comportamento
Capítulo VI - Perturbações do processo psíquico
Capítulo VII - Involuídos e mutilados do espírito
Capítulo VIII - As doenças mentais
Capítulo IX - A simulação das doenças mentais
Capítulo X - A interpretação psicológica do documento
Capítulo XI - O reconhecimento e identificação das pessoas e das coisas
Capítulo XII - Métodos para reconhecer a verdade

Ler mais

Autor

Enrico Altavilla

Ler mais