Partilhar

Partido Comunista Português, 1921-2021

José Neves

Em Stock


Desconto: 10%
17,01 € 18,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

"CEM ANOS DO PCP

UMA ANTOLOGIA SOBRE HISTÓRIA, MEMÓRIA E ACÇÃO POLÍTICA

LANÇAMENTO NA ALTURA EM QUE O PARTIDO ASSINALA O SEU CENTENÁRIO — DIA 6 DE MARÇO

Este livro permite ao leitor acompanhar o trajecto histórico do Partido Comunista Português, desde a sua fundação até ao Portugal democrático que o 25 de Abril de 1974 tornou possível. Numa viagem que nos leva ao século da Revolução Russa de Outubro de 1917, analisam-se processos e episódios como a formação da estratégia antifascista

 nos anos de 1930, a posição do PCP ao tempo da II Guerra Mundial, as revoltas nos campos durante o Estado Novo, o «mergulho» na clandestinidade, a campanha presidencial de Humberto Delgado ou os conflitos da época do PREC. Aproximando-nos da actualidade, o livro aborda ainda temas como o poder local comunista, a crise e os desafios suscitados pelo desmoronamento da URSS. Os estudos e ensaios reunidos nesta antologia foram originalmente publicados em diferentes momentos das últimas cinco décadas, pela mão de autores com variados perfis académicos, cívicos e geracionais. Convida-se portanto o leitor a conhecer, além da vida centenária do PCP, o percurso da investigação histórica e da memória de que essa vida foi sendo objecto.

COM TEXTOS DE ÁLVARO CUNHAL, ANA MARGARIDA DE CARVALHO, FERNANDO ROSAS, FRANCISCO LOUÇÃ, JOSÉ PACHECO PEREIRA, ENTRE MUITOS OUTROS."


Ler mais

Autor

José Neves

Ler mais