Poderá gostar
Detalhes do Produto
- Editora: Dom Quixote
- Categorias:
- Ano: 2025
- ISBN: 9789722087223
- Número de páginas: 424
- Capa: Brochada
Sinopse
Neste livro, Adolfo Mesquita Nunes mostra que a Inteligência Artificial não é apenas uma inovação tecnológica, mas um dos maiores desafios à sobrevivência das democracias liberais.
Algoritmocracia é um alerta e um manifesto. A IA já molda o nosso quotidiano: organiza o que vemos, condiciona o que pensamos, influencia as nossas escolhas. É útil, mas também está a alterar o espaço político, amplificando populismos, radicalizando discursos e fragilizando a confiança nas instituições.
O livro explica que a verdade partilhada é o ponto de partida da vida em comum e mostra como a IA está a corroer essa base, mudando a nossa relação com os factos e com a realidade. Mais do que um diagnóstico, lança um debate e propõe caminhos para defender a liberdade de pensamento e a vitalidade da democracia liberal.
Depois de A Grande Escolha – Mundo Global ou Países Fechados (2020), Adolfo Mesquita Nunes regressa com uma reflexão incisiva e urgente sobre o poder imenso dos algoritmos na política – um poder que já governa parte da nossa vida, sem nunca ter sido eleito.