Partilhar

O Lugar dos Ricos e dos Pobres no Cinema e na Arquitectura em Portugal

José Neves

Temporariamente Indisponível



+5% em Cartão Almedina
Desconto: 20%
23,20 € 29,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Desde sempre no cinema, como no mundo - nos quartos, nas casas e nas cidades -, os ricos e os pobres tiveram os seus lugares, mais ou menos nítidos: da fábrica de onde saem os operários dos irmãos Lumiére a Xanadu de Citizen Kane, dos "lugares de miséria atrás de magníficos edifícios" dos olvidados de Buñuel à Paris dos seus burgueses discretamente encantadores, da vila dos pescadores de La Terra Trema às villas das condessas, reis e príncipes de Visconti, dos albergues dos pobres de Preston Sturges aos hoteis de luxo de Lubitsch, dos borgate dos sub-proletários de Pasolini aos subúrbios das famílias remediadas de Ozu, das ruas da vergonha de Mizoguchi aos becos e ruelas do Anjo Azul, da casa da mãe siciliana de Huillet e Straub à Versalhes do Rei Sol de Rosselini, das roulottes dos lusty men de Nicholas Ray à Fat City de John Huston, do quarto alugado da rapariga da mala de Zurlini ao palácio dos seus amantes, os lugares dos criados e dos senhores de Jean Renoir, todos os lugares de Chaplin...

Qual tem sido, em Portugal, o lugar dos ricos e dos pobres no Cinema? Qual vai sendo o lugar dos ricos e dos pobres na Arquitectura? Como é que o Cinema pensa e olha essa Arquitectura? Pode a Arquitectura pensar e construir-se também a partir desse Cinema? Foram estas questões que levaram à realização de um ciclo de doze filmes promovido pelo Núcleo de Cinema da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa com a coordenação de José Neves.

À sua projecção, que aconteceu durante seis meses na Cinemateca Portuguesa, entre Outubro de 2007 e Março de 2008, seguiu-se uma conversa, na maior parte dos casos entre o realizador do filme e um arquitecto convidado. Os 12 fascículos desta colecção transcrevem essas conversas. Em Maio de 2014 será publicado o livro O Lugar dos Ricos e dos Pobres no Cinema e na Arquitectura em Portugal, que reúne os 12 fascículos sob forma impressa em formato livro.

Ler mais

Autor

José Neves

José Neves, 1932, natural de Barão de São João, concelho de Lagos. Como funcionário público viveu os reveses de não apoiar o regime da ditadura salazarista e exilou-se em Londres a partir de 1965, regressando a Portugal aquando da Revolução dos Militares de Abril de 1974. Aderiu à Acção Socialista Portuguesa (ASP) em 1970, e participou no Congresso clandestino da ASP na Alemanha, em 1973, no qual se fundou o Partido Socialista (PS). Foi eleito membro da Comissão Nacional do Partido Socialista e exerceu vários cargos de acentuado cunho político como funcionário do PS. No Grupo Parlamentar da Assembleia da República executou funções como técnico de apoio parlamentar, aposentando-se como secretário do Presidente da Assembleia da República, Almeida Santos. Em Junho de 2010 recebeu a Medalha de Mérito Municipal, na categoria de Medalha de Solidariedade do Município de Cascais. É cofundador do Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente (MPPM).


Ler mais