Partilhar

A Metamorfose do Comunismo na China

Xulio Ríos

Em Stock



Desconto: 10%
15,31 € 17,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O primeiro centenário do Partido Comunista Chinês (PCC), fundado em 1921, oferece a oportunidade de realizar um balanço não só da sua evolução, como da do próprio país. Com o triunfo da revolução liderada por Mao Tsé-Tung em 1949, a China iniciou uma nova etapa caracterizada pela procura de uma modernização que lhe permitisse deixar definitivamente para trás séculos de decadência. O PCC, com os seus erros e acertos, é o artífice da surpreendente transformação da China. A ideologia e as políticas do PCC sofreram, durante os mais de setenta anos em que o Partido esteve à frente do país, importantes mudanças que situaram a China no topo das superpotências. Xulio Ríos analisa com minucioso rigor as transformações ao longo da história do PCC; uma história marcada por etapas

ideológicas fundamentais: maoismo, denguismo e xiismo, que fizeram – e fazem – com que a China prossiga por um caminho próprio e original.


Ler mais

Autor

Xulio Ríos

Xulio Ríos (Moaña, Espanha 1958): Licenciado em Direito pela Universidade de Santiago, é director do Observatório da Política Chinesa e presidente honorário do Instituto Galego de Análise e Documentación Internacional (IGAD), que fundou em 1991. Assessor da Casa Ásia e coordenador da Rede Ibero-Americana de Sinologia, colabora com diferentes meios de comunicação e revistas especializadas. Pertence ainda a conselhos científicos e comités de redacção de diversas publicações sinológicas. Professor e consultor de várias instituições universitárias de Espanha, China e América Latina, é autor de mais de uma dezena de títulos sobre a China, entre os quais se destacam «China: a próxima superpotencia» (Laiovento, 1997), «A China por dentro» (Xerais, 1998), «Mercado y controle político en China» (Catarata, 2007), «China pide paso» (Icaria, 2012), «China moderna» (Tibidabo, 2016) ou «La China de Xi Jinping» (Popular, 2018). Recebeu os prémios Cátedra China (2018) e Casa Ásia (2021).

Ler mais