"O inegável papel desempenhado pelo casamento ao longo da história da humanidade, a par dos seus alicerces baseados no amor, não compõem apenas o nosso quotidiano. O sucesso do casamento na vida pessoal de cada um assegura a possibilidade de encontrar os meios que facilitam os nossos caminhos para a felicidade e para a realização plena, superando as dificuldades pessoais que a sociedade em geral nos vai colocando. Pela compreensão prévia dos conceitos sociais que servem de base ao ser humano em sociedade, o casamento baseado num amor continuado constitui a ferramenta mais essencial à condição humana."
Alexandre Faria, da Introdução
Ler mais
Alexandre Faria
Alexandre Faria nasceu em Luanda, Angola, é escritor, advogado e reside em Cascais.
É licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, com dois Doutoramentos Magna Cum Laude em Gestão Desportiva e em Sociologia.
Foi Presidente do Estoril Praia entre 2014 e 2024, onde lançou diversas iniciativas inéditas de responsabilidade social, sendo o líder com mais títulos conquistados na história do clube.
É membro do Conselho Consultivo da MEL-Mulheres Empreendedoras da Lusofonia.
Autarca em Cascais, durante mais de 25 anos, é Vereador na Câmara Municipal de Cascais no presente mandato autárquico.
Nas várias distinções que recebeu, destacam-se o Prémio Internacional Ulysses Grant, da Cidade de Bolama, a Ordem de Honra da República da Moldova, em 2013, o Prémio de Mérito do Estoril Praia, em 2016, e a Medalha de Honra da Freguesia de Alcabideche, em 2017. Em 2021 recebeu o Diploma de Mérito da Cidade de Bolama, atribuído pelo Ministério da Administração Territorial e do Poder Local da República da Guiné-Bissau, assim como o Diploma de Mérito da Secretaria de Estado da Cultura da República da Guiné-Bissau, pelo seu percurso literário e valiosa contribuição prestada à cultura nacional. Em 2022 recebeu o Prémio Literatura Júlio César Andrino - Melhor Obra, e em 2024 foi distinguido com o Prémio Literário Marcelino Marques de Barros, entregue pelo Ministro da Cultura, Juventude e Desportos da Guiné-Bissau.
Para além das suas participações em diversas obras e antologias, é autor de quatro romances,
quatro ensaios literários, quatro livros de poesia e de um livro infantojuvenil.
Ler mais