Partilhar

O Pensamento Português Sob o Signo do Pensamento Moderno - Referências Emblemáticas

Biblioteca Humanística e Teológica

Afonso Rocha

Sujeito a confirmação por parte da editora



Desconto: 10%
13,50 € 15,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O Pensamento Português sob o signo do Pensamento moderno: referências emblemáticas intenta, por um lado, tornar mais fácil o acesso aos estudos pontuais que nos últimos anos serviram de base à participação do autor em determinados eventos de natureza científica, e que foram em regra publicados de forma dispersa, e, por outro lado, contribuir, através da leitura comparada, para a avaliação, quer do espírito concecional das figuras que constituem o objeto dos estudos em presença (Frei Francisco de S. Luís/cardeal Saraiva, Sampaio Bruno, Leonardo Coimbra, Fernando Pessoa, Dalila L. Pereira da Costa, António Braz Teixeira e Arnaldo Pinho), quer do grau de consistência filosófico-hermenêutica que os autores implicados (Joel Serrão, Amorim de Carvalho, Ângelo Alves e Manuel Ferreira Patrício) na interpretação do pensamento das figuras mencionadas fazem supor.

O Pensamento Português sob o signo do Pensamento moderno: referências emblemáticas tanto subsume que Frei Francisco de S. Luís/cardeal Saraiva, Sampaio Bruno, Leonardo Coimbra, Fernando Pessoa, Dalila L. Pereira da Costa, António Braz Teixeira e Arnaldo de Pinho constituirão, respetivamente, no campo da conceção filosófica e teológica, a nível do Pensamento Português moderno contemporâneo, referências por excelência emblemáticas do "Pensamento moderno", como, para além de considerar que Dalila L. Pereira da Costa constituirá, semelhantemente, a nível do Pensamento Português moderno contemporâneo, no campo da conceção do misticismo e do messianismo, uma referência por excelência emblemática do "Pensamento tradicional", subsume que Joel Serrão, Amorim de Carvalho, Ângelo Alves e Manuel Ferreira Patrício constituirão, a nível do Pensamento Português moderno contemporâneo, no que concerne à interpretação filosófico hermenêutica, referências inquestionavelmente incontornáveis.

Ler mais

Autor

Afonso Rocha

Residente no Porto, com formação académica em Teologia (licenciatura e mestrado) e em Filosofia (doutoramento), desenvolveu a sua actividade profissional de professor/investigador na Universidade Católica Portuguesa (Porto), dominantemente no âmbito do Pensamento Português moderno/contemporâneo. A par dos vários estudos publicados em Revistas, em Actas de Congressos e de Colóquios e em Obras conjuntas e da organização da Edição crítica das Obras completas de Leonardo Coimbra (Lisboa, INCM, 8 Vols., 2004-2014) e da Edição dos Dispersos de Sampaio Bruno entre 2007 e 2011 (Lisboa, INCM, Vol. 0 + Vols. I, II, III), publicou, entre outros, os seguintes títulos: O Mal no pensamento de Sampaio (Bruno): uma filosofia da razão e do mistério, Lisboa, INCM, 2006, 2 Vols.; Natureza, razão e mistério – Para uma leitura comparada de Sampaio Bruno, Lisboa, INCM, 2009; A gnose de Sampaio Bruno, Lisboa, Zéfiro, 2009; Fernando Pessoa e o Quinto Império, Porto, UCE – Porto, 2012, 2 Vols.; A filosofia da religião em Portugal (1850-1910), Porto, UCE – Porto, 2013; Nietzsche: a filosofia de outro Ocidente, Porto, UCE – Porto, 2015, 2 Vols.; O pensamento moderno em Portugal: traços emblemáticos, Porto, UCE – Porto,2015; Desafios de um País adiado, Porto, Afrontamento, 2016; A Segunda Vinda da Saudade: o messianismo de Dalila L. Pereira da Costa, Porto, UCE – Porto, 2018; Uma mundividência de futuro, Porto, Edições Afrontamento, 2018; Escritos Pastorais do Cardeal Saraiva – Contributo para a História do Conflito do Estado e da Igreja no Liberalismo Português, Porto, Estratégias Criativas, 2018; A Escola Portuense em Questão, Porto, UCE – Porto, 2019; A filosofia de uma biografia, Porto, Edições Afrontamento, 2019; O positivismo de Comte: o imperativo da sua reinterpretação. Porto, UCE – Porto, 2019.


Ler mais