Partilhar

A Segunda Vinda da Saudade - O messianismo de Dalila L. Pereira da Costa

Afonso Rocha

Em Stock



+5% em Cartão Almedina
Desconto: 20%
26,40 € 33,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Portuense ilustre e portuguesa de lei, Dalila L. Pereira da Costa foi para os seus contemporâneos, como muito provavelmente o será para os que contactarem com a sua obra, uma figura superior da cultura e do pensamento português, nomeadamente a nível da identificação do ser português, da filosofia da saudade, da conceção messiânica e da reflexão mística.
Conotando a identidade e a tradição portuguesas com a saudade do Mundo perdido e com a matricialidade primevo-arcaica da tradição mediterrânica e da tradição atlântica, a missão e o messianismo dos portugueses com o mito da saudade e o mito da reintegração e com as teofanias de Ourique, de Fátima e da própria experiência mística, a filosofia com a sabedoria e a salvação, e a religião com o sincretismo do paganismo, da gnose e do cristianismo, A Segunda Vinda da Saudade: o messianismo de Dalila L. Pereira da Costa tanto se fará eco de que os portugueses foram consagrados em Ourique como Povo eleito de Deus para cumprirem a missão divina de subsumir a história como serviço à reintegração ou redenção do Homem e do Mundo em Deus, como se fará eco de que a missão e o messianismo dos portugueses conhecerão a sua consumação através da proclamação profética da Segunda Vinda da Saudade, a efetuar pela própria Dalila, em termos de Quinto Império de Portugal e do Mundo, entendido como reino escatológico-milenarista do Espírito Santo.
Subsumindo Dalila mais como pensadora e hermeneuta do que como filósofa e teóloga espiritual, A Segunda Vinda da Saudade: o messianismo de Dalila L. Pereira da Costa não hesita em indexar à pensadora portuguesa um estatuto científico e intelectual que possibilita colocá-la ao lado das figuras mais relevantes da cultura e do pensamento português moderno-contemporâneo, nomeadamente de Amorim Viana, Cunha Seixas, Teófilo Braga, Antero de Quental, Guerra Junqueiro, Sampaio (Bruno), Raul Brandão, Basílio Teles, Leonardo Coimbra, Teixeira de Pascoaes, Fernando Pessoa, Raul Proença, José Marinho, António Sérgio, Delfim Santos, António Quadros, Fernando Gil, Eduardo Lourenço ou António Braz Teixeira…

Ler mais

Autor

Afonso Rocha

Residente no Porto, com formação académica em Teologia (licenciatura e mestrado) e em Filosofia (doutoramento), desenvolveu a sua actividade profissional de professor/investigador na Universidade Católica Portuguesa (Porto), dominantemente no âmbito do Pensamento Português moderno/contemporâneo. A par dos vários estudos publicados em Revistas, em Actas de Congressos e de Colóquios e em Obras conjuntas e da organização da Edição crítica das Obras completas de Leonardo Coimbra (Lisboa, INCM, 8 Vols., 2004-2014) e da Edição dos Dispersos de Sampaio Bruno entre 2007 e 2011 (Lisboa, INCM, Vol. 0 + Vols. I, II, III), publicou, entre outros, os seguintes títulos: O Mal no pensamento de Sampaio (Bruno): uma filosofia da razão e do mistério, Lisboa, INCM, 2006, 2 Vols.; Natureza, razão e mistério – Para uma leitura comparada de Sampaio Bruno, Lisboa, INCM, 2009; A gnose de Sampaio Bruno, Lisboa, Zéfiro, 2009; Fernando Pessoa e o Quinto Império, Porto, UCE – Porto, 2012, 2 Vols.; A filosofia da religião em Portugal (1850-1910), Porto, UCE – Porto, 2013; Nietzsche: a filosofia de outro Ocidente, Porto, UCE – Porto, 2015, 2 Vols.; O pensamento moderno em Portugal: traços emblemáticos, Porto, UCE – Porto,2015; Desafios de um País adiado, Porto, Afrontamento, 2016; A Segunda Vinda da Saudade: o messianismo de Dalila L. Pereira da Costa, Porto, UCE – Porto, 2018; Uma mundividência de futuro, Porto, Edições Afrontamento, 2018; Escritos Pastorais do Cardeal Saraiva – Contributo para a História do Conflito do Estado e da Igreja no Liberalismo Português, Porto, Estratégias Criativas, 2018; A Escola Portuense em Questão, Porto, UCE – Porto, 2019; A filosofia de uma biografia, Porto, Edições Afrontamento, 2019; O positivismo de Comte: o imperativo da sua reinterpretação. Porto, UCE – Porto, 2019.


Ler mais