Partilhar

Desconto: 20%
11,20 € 14,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Para Os desafios de um País adiado, Portugal é um "País adiado" desde o século XVI, praticamente desde as "Descobertas", a implantação da Inquisição e o desastre nacional de Alcácer Quibir.

Escrito após o processo de "ajustamento" a que os portugueses estiveram submetidos entre 2011 e 2014, o presente ensaio ousa no entanto considerar que o País continua a demonstrar problemas estruturais que naturalmente o impedirão de propiciar aos portugueses, mesmo no médio e longo prazo, condições de desenvolvimento económico e social.

Com vista à superação de tais problemas, Os desafios de um País adiado, sem se ficar pela análise e pelo diagnóstico, e laborando em pressupostos, perspetivas e objetivos de natureza estratégico-estrutural, propõe que a Governação do País assuma com determinação e persistência os "desafios" da laicidade e do enquadramento europeu, do ensino e da educação, da tecnologia e do emprego, da democracia política e da democracia económica, da religião em termos de diálogo inter-religioso e da Igreja como instituição ao serviço da justiça e da paz.


Ler mais

Autor

Afonso Rocha

Residente no Porto, com formação académica em Teologia (licenciatura e mestrado) e em Filosofia (doutoramento), desenvolveu a sua actividade profissional de professor/investigador na Universidade Católica Portuguesa (Porto), dominantemente no âmbito do Pensamento Português moderno/contemporâneo. A par dos vários estudos publicados em Revistas, em Actas de Congressos e de Colóquios e em Obras conjuntas e da organização da Edição crítica das Obras completas de Leonardo Coimbra (Lisboa, INCM, 8 Vols., 2004-2014) e da Edição dos Dispersos de Sampaio Bruno entre 2007 e 2011 (Lisboa, INCM, Vol. 0 + Vols. I, II, III), publicou, entre outros, os seguintes títulos: O Mal no pensamento de Sampaio (Bruno): uma filosofia da razão e do mistério, Lisboa, INCM, 2006, 2 Vols.; Natureza, razão e mistério – Para uma leitura comparada de Sampaio Bruno, Lisboa, INCM, 2009; A gnose de Sampaio Bruno, Lisboa, Zéfiro, 2009; Fernando Pessoa e o Quinto Império, Porto, UCE – Porto, 2012, 2 Vols.; A filosofia da religião em Portugal (1850-1910), Porto, UCE – Porto, 2013; Nietzsche: a filosofia de outro Ocidente, Porto, UCE – Porto, 2015, 2 Vols.; O pensamento moderno em Portugal: traços emblemáticos, Porto, UCE – Porto,2015; Desafios de um País adiado, Porto, Afrontamento, 2016; A Segunda Vinda da Saudade: o messianismo de Dalila L. Pereira da Costa, Porto, UCE – Porto, 2018; Uma mundividência de futuro, Porto, Edições Afrontamento, 2018; Escritos Pastorais do Cardeal Saraiva – Contributo para a História do Conflito do Estado e da Igreja no Liberalismo Português, Porto, Estratégias Criativas, 2018; A Escola Portuense em Questão, Porto, UCE – Porto, 2019; A filosofia de uma biografia, Porto, Edições Afrontamento, 2019; O positivismo de Comte: o imperativo da sua reinterpretação. Porto, UCE – Porto, 2019.


Ler mais