Poderá gostar
Detalhes do Produto
- Editora: Dom Quixote
- Categorias:
- Ano: 2025
- ISBN: 9789722086615
- Número de páginas: 320
- Capa: Brochada
Sinopse
Hoje, estamos a testemunhar uma das situações geopolíticas mais perigosas dos tempos modernos, liderada por vozes populistas e nacionalistas estridentes e repleta de incertezas. Mas como é que as nações do mundo chegaram a esta situação? A ordem liberal internacional está condenada? Com base em décadas de experiência em Bruxelas, Washington, Nova Iorque e Londres, um dos diplomatas mais proeminentes do mundo levanta o véu sobre as relações internacionais contemporâneas, e explica-nos como os países têm caminhado sonâmbulos em direção ao «divórcio das nações» e quais os passos que podemos dar para remediar a situação.
Tendo conhecido os líderes globais mais influentes desde a viragem do milénio, o relato perspicaz do embaixador João Vale de Almeida apresenta observações pessoais sobre figuras como Barack Obama, George W. Bush, Tony Blair, Boris Johnson, Angela Merkel, Nicolas Sarkozy, Emmanuel Macron, Hu Jintao e Donald Trump. Também revela as inúmeras vezes em que se encontrou com Vladimir Putin, e os primeiros sinais de alerta e queixas que o líder russo manifestou antes das suas incursões na Geórgia e na Crimeia, que acabaram por ser as precursoras da invasão da Ucrânia em 2022. O livro inclui ainda a descrição pessoal e irónica dos primeiros mil dias do Brexit – o mais definitivo ato de separação na cena internacional das últimas décadas.
Baseado em notas que foi tomando ao longo do tempo e reflexões posteriores, O Divórcio das Nações é um livro necessário e importante que nos permite avançar com uma melhor compreensão do cenário atual volátil e fragmentado, tanto a nível nacional como global.