João Vale de Almeida

João Vale de Almeida foi funcionário e diplomata europeu durante 40 anos. Ao longo de uma carreira que se iniciou ainda antes da adesão de Portugal às Comunidades Europeias, atingiu o topo da hierarquia comunitária como Diretor-Geral de Relações Externas da Comissão Europeia, foi Chefe de Gabinete de José Manuel Durão Barroso durante o seu primeiro mandato como Presidente da Comissão, exerceu funções de «Sherpa» da UE para as cimeiras do G8 e do G20 e ocupou postos-chave na diplomacia europeia como Embaixador da UE nos Estados Unidos, junto das Nações Unidas e no Reino Unido.
Em Bruxelas, Washington e Nova Iorque, e depois em Londres como primeiro Embaixador da UE após o Brexit, acompanhou de perto as personalidades e os acontecimentos que marcaram o primeiro quartel do século XXI, desde o 11 de Setembro até à invasão da Ucrânia, passando pela globalização, a crise financeira, a revolução digital e móvel, a pandemia Covid e o advento do populismo, que em larga medida explicam as tensões atuais a nível nacional e o colapso da ordem global, o objeto deste livro.
Depois de se aposentar, em 2023, foi convidado para ser George W. Ball Professor da Universidade de Columbia, em Nova Iorque, e visiting fellow pela Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Tem ainda dedicado o seu tempo a dar conferências e a escrever. O seu primeiro livro, O Divórcio das Nações, foi publicado originalmente no Reino Unido em abril de 2025.
Foi condecorado pelo Presidente da República Portuguesa com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique em 2011, e com a Grã-Cruz da Ordem de Camões em 2022.
É casado, pai de dois filhos e avô de três netos, e reside em Bruxelas.