Partilhar

O Cavalo de Marco Aurélio

Magma

Carlos Vargas

Em Stock



Desconto: 10%
13,50 € 15,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A modernidade será ainda um longo e inacabado processo histórico, tal como defendeu Jürgen Habermas? Na extensa tradição deste debate, no último quartel do século XX e nas primeiras décadas do século XXI, outros pensadores defenderam quer a continuidade quer a ruptura desse processo pleno de tradições, conflitos e contradições. Para aprofundar estas questões que continuam tão vivas nos nossos dias, o presente livro procura reconstruir de forma sintética mas compreensiva, ao longo dos seus três capítulos, a evolução dos vários argumentos que têm sido apresentados em torno dos conceitos de cultura, tradição e modernidade. Esta reconstrução convida o leitor a percorrer parte significativa da longa tradição e dos meta-discursos gerados, em particular os das escolas anglo-saxónica, alemã e francesa, que enformam, em grande medida, a evolução do pensamento do ocidente, nomeadamente durante os séculos XIX e XX até aos nossos dias.

Ler mais

Amostra

Autor

Carlos Vargas

Doutor em Ciência Política, especialidade de Políticas Públicas, pela NOVA FCSH, com a dissertação Política e Cultura. Uma década das Artes do Espectáculo em Portugal (2006-2016), sob a orientação do Professor Doutor Rui Vieira Nery (NOVA FCSH) e da Professora Doutora Cristina Montalvão Sarmento (ISCSP-UL), com a classificação de Muito Bom por unanimidade (2021); Licenciado em Línguas e Literaturas Clássicas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Engenheiro de Máquinas pelo Instituto Militar dos Pupilos do Exército.

Assistente Convidado do Departamento de História da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (desde 2006) e investigador integrado do HTC – História, Territórios e Comunidades, pólo na NOVA FCSH do Centro de Ecologia Funcional – Ciência para as Pessoas e o Planeta, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. É ainda membro do Observatório Político, ISCSP-UL.

Desempenhou, entre outras, as funções de Presidente do Conselho de Administração do OPART – Organismo de Produção Artística, E. P. E. (2016 – 2019), Presidente do Conselho de Administração do Teatro Nacional D. Maria II, E.P.E. (2012 – 2014), Vogal do Conselho de Administração do OPART, E.P.E. (2007 – 2010), Presidente interino do Conselho Directivo do Teatro Nacional de São Carlos, I. P. (2007), Vogal do Conselho Directivo do Teatro Nacional de São Carlos, I. P. (2004 – 2007), Subdirector da Companhia Nacional de Bailado, I. P. (1997 – 2004), Administrador do Instituto Português do Bailado e da Dança (1996 – 1997).

Ler mais