Partilhar

Nacionalismo

Eric J. Hobsbawm

Em Stock



Desconto: 10%
19,71 € 21,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Nas últimas duas décadas, o uso da palavra «nacionalismo» aumentou ao ritmo da ascensão dos partidos nacionalistas. Neste conjunto de textos do historiador Eric Hobsbawm, vemos e analisamos alguns dos momentos históricos mais relevantes que contribuíram para chegarmos aqui.

Numa época em que a Internet e o capital global ameaçam derrubar muitos dos limites associados ao que tradicionalmente designamos como nacional, a reação parece ser o ressurgimento do nacionalismo com renovada e enorme força. Mais do que qualquer outro historiador do nosso tempo, Hobsbawm estudou e considerou seriamente estes movimentos sem nunca partir do princípio de que são simples ou absurdos. A clareza da sua visão é hoje tão ou mais importante do que nunca.

Este é um livro essencial para perceber o nacionalismo, um tema tão complexo quanto incontornável nos nossos dias.


Ler mais

Autor

Eric J. Hobsbawm

Foi um historiador inglês, considerado um dos mais importantes no âmbito da historiografia contemporânea.

Nasceu em Alexandria, no Egito, em 1917, e faleceu em outubro de 2012. Lecionou no Birkbeck College, em Londres, e na New School for Social Research, em Nova Iorque. Foi membro da Academia Britânica e da Academia Americana das Ciências e das Artes e agraciado com o grau de doutor honoris causa por diversas universidades. Destacou-se como um dos mais importantes historiadores contemporâneos e é autor de uma obra vasta sobre história e política. O seu livro A Era dos Extremos, lançado em 1994, tornou-se uma obra de referência sobre a história recente da humanidade. Além daquele e de Nacionalismo, a Editorial Presença publicou também A Era do Capital, A Era das Revoluções, A Era do Império 1875-1914, O Século XXI - Reflexões sobre o Futuro, em coautoria com Antonio Polito, e Globalização, Demografia e Terrorismo. Demografia e Terrorismo.

Ler mais