Partilhar

A Organização Internacional do Trabalho no Direito do Trabalho Português: reflexos e limitações de um paradigma sociojurídico

Coleção CES

Orgs.: António Casimiro Ferreira(coord.), Andreia Santos, Marina Henriques, Teresa Maneca Lima

Em Stock


Desconto: 10%
16,11 € 17,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Ao longo de quase 100 anos, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) desenvolveu e consolidou referenciais para a regulação sociojurídica das relações laborais, crescentemente afetadas pelos fenómenos da globalização. Tendo por base a relação que se foi desenvolvendo entre Portugal e a OIT, o livro apresenta os resultados de uma investigação que procura compreender de que forma é que esta instituição contribuiu para a dinâmica e transformação do mundo do trabalho em Portugal. 


Ler mais

Amostra

Autor(es)

António Casimiro Ferreira

António Casimiro Ferreira: Doutorado em Sociologia do Estado e da Administração pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde exerce funções de Professor Auxiliar. É investigador do Centro de Estudos Sociais. Em 2006 foi distinguido com o Prémio Agostinho Roseta, na categoria de Estudos e Trabalhos de Investigação, atribuído pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social. De entre os seus livros mais recentes destacam-se: Émile Durkheim: o social, o político e o jurídico (2018); La société d'austérité: l'avènement du droit d'exception (2017); Política e Sociedade: teoria social em tempo de austeridade (2016, 2ª edição).

Ler mais

Andreia Santos

Investigadora júnior do Centro de Estudos Sociais, é licenciada em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), onde também concluiu o mestrado. Atualmente, é doutoranda no programa em Relações de Trabalho, Desigualdades Sociais e Sindicalismo da FEUC com bolsa atribuída pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Ler mais

Marina Henriques

Investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e doutoranda do programa Direito, Justiça e Cidadania no Século XXI da Universidade de Coimbra. No âmbito da investigação realizada no Centro de Estudos Sociais, destaca-se a participação em diversos projetos versando o acesso ao direito e as relações laborais.

Ler mais

Teresa Maneca Lima

Investigadora do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra. Doutorada em Direito, Justiça e Cidadania no Século XXI pela Universidade de Coimbra. No âmbito da investigação desenvolvida no CES, participou em diversos projetos de investigação sobre temas como a participação, as relações laborais, os direitos humanos no trabalho e acesso ao direito. Atualmente, é investigadora em pós-doutoramento com o projeto «Os acidentes de trabalho e o direito à reparação em Portugal: entre conceções sociais e entendimentos jurisprudenciais», com bolsa atribuída pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Ler mais