Partilhar

Quem Precisa dos Direitos Humanos? Precariedades, Diferenças, Interculturalidades

Coleção CES

Coordenação: Boaventura de Sousa Santos, Cecília MacDowell Santos, Bruno Sena Martins

2 dias

Desconto: 20%
14,32 € 17,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Num contexto de crescente precariedade, violência e abuso retórico dos direitos humanos, faz algum sentido epistemológico e político-jurídico invocar o discurso dos direitos humanos? Poderão os direitos humanos, enquanto recurso político e jurídico, ter algum potencial emancipatório? Os/As autores/as deste livro consideram necessário ocupar o campo discursivo dos direitos humanos questionando, na tradição da teoria crítica e de abordagens pós-coloniais, o discurso hegemónico liberal, individualista e eurocêntrico dos direitos humanos. Nesta perspetiva, abordam-se os desafios e as possibilidades de repensar os direitos humanos, nas escalas nacional e global, perante precariedades na vida social e económica, múltiplas e intersectadas formas de violência, bem como diálogos interculturais.

Ler mais

Autor(es)

Boaventura de Sousa Santos

Boaventura de Sousa Santos é professor catedrático jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Distinguished Legal Scholar da Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos. É também diretor emérito do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e coordenador científico do Observatório Permanente da Justiça Portuguesa.

Ler mais

Cecília MacDowell Santos

Cecília MacDowell Santos, Professora Catedrática no Departamento de Sociologia da Universidade de São Francisco, Califórnia, Estados Unidos, é investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, onde é cocoordenadora do programa de Doutoramento "Human Rights in Contemporary Societies". 

Ler mais

Bruno Sena Martins

Bruno Sena Martins é investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e cocoordenador do Programa de Doutoramento Human Rights in Contemporary Societies e do Programa de extensão académica “O ces vai à Escola”.

Ler mais