Partilhar

História Concisa das Grandes Religiões

João Gouveia Monteiro

Em Stock



Desconto: 20%
15,92 € 19,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

As religiões estão na ordem do dia e entram nas nossas casas a pretexto de notícias sobre os piores incidentes político-militares. Se queremos tornar o mundo mais vivível, não podemos ignorar «o outro» e as suas raízes profundas. E a religião é, talvez, a raiz mais profunda de todas.

Em História Concisa das Grandes Religiões, a equipa do historiador João Gouveia Monteiro oferece a todos os leitores uma visão panorâmica de seis influentíssimas tradições religiosas: por um lado, o Judaísmo, o Cristianismo e o Islão, as «religiões proféticas», que nasceram do tronco de Abraão e que são o fundamento da cultura ocidental e do Médio Oriente; por outro, o Hinduísmo, o Budismo e o Confucionismo - as «religiões místicas e sapienciais» que cresceram na Índia e na China.

Trata-se de um livro didático e não confessional, por onde desfilam algumas das personagens e das obras que mais marcaram a nossa História: os profetas bíblicos; Jesus e o Novo Testamento; Maomé e o Alcorão; os sábios videntes que compuseram os Vedas na Índia; os renunciantes hindus que inventaram a metafísica das Upanixades; Siddhârta Gautama, «o Buda», que concebeu uma nova explicação para o sofrimento humano; e Confúcio, o grande mestre chinês recordado pelos seus discípulos nos Analectos .

Uma aventura fascinante, não só pela beleza e força das personagens e dos textos, mas também pela comovente constatação do esforço desmedido do ser humano para se superar e transcender. Um livro cheio de lições para o tempo presente.


Ler mais

Autor

João Gouveia Monteiro

João Gouveia Monteiro é, desde 1982, Professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde ensina história da Idade Média, história militar europeia, história da Antiguidade Clássica, história das religiões e cultura medieval. Desenvolveu investigação científica no Campo Militar de São Jorge - Aljubarrota, com uma equipa pluridisciplinar da Universidade de Coimbra, e estudou longamente as campanhas de D. João I e Nuno Álvares Pereira entre 1383 e 1415. É investigador do Centro de História da Sociedade e da Cultura (Universidade de Coimbra) e do Centro de História da Universidade de Lisboa, e correspondente da Academia Portuguesa da História. É membro fundador e Presidente da Associação Ibérica de História Militar (sécs. IV-XVI).

Ler mais