Partilhar

Estudos Sobre IRS: Rendimentos de Capitais e Mais-Valias (N.º 2 da Colecção)

Cadernos do IDEFF

Paula Rosado Pereira

Disponibilidade Imediata

Desconto: 20%
8,00 € 10,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse


Nota Prévia



Estes Estudos sobre IRS surgem no contexto da Pós-Graduação de Direito Fiscal organizada pelo Instituto de Direito Económico e Fiscal da Faculdade de Direito de Lisboa, na qual lecciono o módulo de IRS. Não poderia, assim, deixar de agradecer ao Instituto e, em particular, ao Dr. Sérgio Vasques o amável convite que me foi endereçado para escrever este livro, o qual visa servir de apoio à referida Pós-Graduação de Direito Fiscal.

Aos sócios e colegas da Simmons & Simmons Rebelo de Sousa, dirijo uma palavra de apreço pelo apoio facultado relativamente à prossecução deste projecto em paralelo com o exercício da minha actividade de advogada no referido escritório.

Cabe, ainda, agradecer à Dra. Sónia Martins Reis a colaboração prestada na pesquisa legislativa e no tratamento da informação estrangeira relativa às mais-valias mobiliárias, aos meus colegas dos diversos escritórios europeus da Simmons & Simmons os elementos facultados relativamente à tributação das mais-valias mobiliárias nas respectivas jurisdições e à Piedade de Castello-Branco a ajuda dada relativamente ao processamento de texto.

Ao meu marido e aos meus pais, agradeço o apoio de sempre.

Lisboa, Setembro de 2004



Índice



Parte I

Rendimentos de Capitais



I. Incidência real

II. Presunções

III. Momento relevante para efeitos de sujeição a tributação

IV. Tributação dos rendimentos de capitais

V. Obrigações de retenção na fonte, declarativas e acessórias

VI. Opções do legislador fiscal quanto à tributação dos rendimentos de capitais



Parte II

Mais-Valias



I. Incidência

II. Determinação da mais-valia sujeita a imposto e regimes de tributação

III. Obrigações acessórias e fiscalização

IV. Evolução e dilemas da tributação das mais-valias

V. Tributação das mais-valias mobiliárias



Bibliografia

Ler mais

Autor

Paula Rosado Pereira

PAULA ROSADO PEREIRA, é Professora da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDL), onde lecciona desde 2000 disciplinas de Direito Fiscal, Finanças Públicas e Economia Política no curso de licenciatura, bem como diversas disciplinas de Fiscalidade nos cursos de Mestrado Científico e Profissionalizante e de Pós-Graduação em Direito Fiscal da mesma Faculdade. É igualmente Docente convidada no curso de Pós-Graduação em Direito Fiscal da Faculdade de Direito da Universidade do Porto. Reconhecida pela Ordem dos Advogados como advogada especialista em Direito Fiscal desde Julho de 2004. É advogada na SRS Advogados desde 1995, sendo actualmente coordenadora do departamento fiscal. Foi consultora fiscal de uma das principais empresas internacionais de auditoria a operar em Portugal, entre 1991 e 1995.

Ler mais