Partilhar

Estudos em Homenagem a Rui Machete

Estudos de Homenagem

Organização: Tiago Serrão, Carla Amado Gomes, Paulo Otero

Indisponível

Desconto: 20%
42,32 € 52,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

NOTA PRÉVIA
Em cerca de cinquenta anos de vida académica, o Dr. Rui Machete, formando sucessivas gerações de juristas, publicando obra de grande densidade dogmática, nos domínios do Direito Administrativo (substantivo, procedimental e contencioso) e do Direito Constitucional, assume um papel impar na cultura jurídica portuguesa:
a) Pertence a uma ínclita geração de príncipes da ciência jurídica surgidos na década de sessenta do século passado, proporcionando um modelo de excelência universitária;
b) Conjuga a sua natural propensão teórica, segundo um modelo analítico tributário do pensamento germânico e italiano, com a experiência de jurisconsulto e a ação de homem de Estado;
c) Representa a materialidade de um verdadeiro universitário que reúne a capacidade científica, a nobreza de gestos e as virtudes ético-deontológicas que devem constituir um modelo para as gerações vindouras.
Rui Machete esteve na Universidade, enquanto a universidade foi universitária e a sua Faculdade uma escola de elite; hoje, afastado da universidade e, talvez por esta se ter “politecnicizado”, o vulto impar de Rui Machete sobressai e a sua ausência torna-se mais presente.
O livro de homenagem agora organizado e publicado pouco mais representa do que o reconhecimento e, de certa maneira, uma pequena devolução da universidade ao professor e investigador que continua a ser Rui Machete: se foi a universidade que fez nascer Rui Machete para a sociedade, criando o seu nome como jurista, hoje é Rui Machete que representa na sociedade o universitário em sentido material, criando a sua imagem o nome do verdadeiro jurista. (…)
A comissão organizadora do livro de homenagem,
Paulo Otero, Carla Amado Gomes e Tiago Serrão.

Ler mais

Autor(es)

Tiago Serrão

Assistente Convidado da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, onde tem lecionado, entre outras disciplinas, Direito Constitucional, Direitos Fundamentais, Direito Administrativo e Contencioso Administrativo.

É investigador do Centro de Investigação de Direito Público e exerce advocacia especializada em Direito Público.

Integra o Conselho Executivo da e-Pública ? Revista Eletrónica de Direito Público e é Subdiretor da Revista de Direito Administrativo.

Ler mais

Carla Amado Gomes

"Professora da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Professora Convidada da Faculdade de Direito da Universidade Católica do Porto. Investigadora do Centro de Investigação de Direito Público (CIDP/ICJP).

Escreve em diversos domínios do Direito Público, destacando-se os estudos nas áreas do Direito do Ambiente, Direito Administrativo e Direito Processual Administrativo. 

Lecciona cursos de mestrado e pós-graduação em Direito do Ambiente, Direito Administrativo e Direito da Energia em Angola, Moçambique e Brasil. 

Colabora regularmente em acções de formação no Centro de Estudos Judiciários."

Ler mais

Paulo Otero

Paulo Otero é licenciado em Direito, mestre em Ciências Jurídico-Políticas e doutorado em Direito. É professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa desde 2005, encontrando-se encarregue da lecionação de unidades curriculares na área do Direito Administrativo e do Direito Constitucional nos cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento. Foi até 2008 coordenador do “Centro de Investigação da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa”. Exerce ainda funções de jurisconsulto junto de entidades públicas e privadas.

Ler mais