Partilhar

Estudos em Homenagem a Rui Machete

Estudos de Homenagem

Organização: Tiago Serrão, Carla Amado Gomes, Paulo Otero

Indisponível

Desconto: 20%
42,32 € 52,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

NOTA PRÉVIA
Em cerca de cinquenta anos de vida académica, o Dr. Rui Machete, formando sucessivas gerações de juristas, publicando obra de grande densidade dogmática, nos domínios do Direito Administrativo (substantivo, procedimental e contencioso) e do Direito Constitucional, assume um papel impar na cultura jurídica portuguesa:
a) Pertence a uma ínclita geração de príncipes da ciência jurídica surgidos na década de sessenta do século passado, proporcionando um modelo de excelência universitária;
b) Conjuga a sua natural propensão teórica, segundo um modelo analítico tributário do pensamento germânico e italiano, com a experiência de jurisconsulto e a ação de homem de Estado;
c) Representa a materialidade de um verdadeiro universitário que reúne a capacidade científica, a nobreza de gestos e as virtudes ético-deontológicas que devem constituir um modelo para as gerações vindouras.
Rui Machete esteve na Universidade, enquanto a universidade foi universitária e a sua Faculdade uma escola de elite; hoje, afastado da universidade e, talvez por esta se ter “politecnicizado”, o vulto impar de Rui Machete sobressai e a sua ausência torna-se mais presente.
O livro de homenagem agora organizado e publicado pouco mais representa do que o reconhecimento e, de certa maneira, uma pequena devolução da universidade ao professor e investigador que continua a ser Rui Machete: se foi a universidade que fez nascer Rui Machete para a sociedade, criando o seu nome como jurista, hoje é Rui Machete que representa na sociedade o universitário em sentido material, criando a sua imagem o nome do verdadeiro jurista. (…)
A comissão organizadora do livro de homenagem,
Paulo Otero, Carla Amado Gomes e Tiago Serrão.

Ler mais

Autor(es)

Tiago Serrão

Assistente Convidado da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, onde tem lecionado, entre outras disciplinas, Direito Constitucional, Direitos Fundamentais, Direito Administrativo e Contencioso Administrativo.

É investigador do Centro de Investigação de Direito Público e exerce advocacia especializada em Direito Público.

Integra o Conselho Executivo da e-Pública ? Revista Eletrónica de Direito Público e é Subdiretor da Revista de Direito Administrativo.

Ler mais

Carla Amado Gomes

Professora Auxiliar da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

Ler mais

Paulo Otero

Paulo Otero é licenciado em Direito, mestre em Ciências Jurídico-Políticas e doutorado em Direito. É professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa desde 2005, encontrando-se encarregue da lecionação de unidades curriculares na área do Direito Administrativo e do Direito Constitucional nos cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento. Foi até 2008 coordenador do “Centro de Investigação da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa”. Exerce ainda funções de jurisconsulto junto de entidades públicas e privadas.

Ler mais