Partilhar

Democracia e Imigração - Quantos estrangeiros cabem na Europa?

Coleção CES

Giulio Mattiazzi

Disponibilidade Imediata

Desconto: 10%
21,51 € 23,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Este livro revela uma verdade incómoda: as migrações internacionais não podem ser controladas, evitadas ou reduzidas, nem com a construção de muros, nem por meio de políticas públicas. Ao contrário, as políticas migratórias modernas produzem efeitos opostos aos desejados.

 

Sendo assim, uma pergunta simples interroga a democracia: quantos estrangeiros cabem na Europa? Ao investigar por quatro anos arenas autárquicas em Portugal e Itália, o autor encontrou respostas nas formas de inferiorização dos imigrantes, nos conflitos interétnicos e nas práticas emergentes de transformação social.

 

Considerando a gestão do fenómeno migratório na Europa uma evidência da crise da modernidade ocidental, o texto formula propostas técnicas, epistémicas e metodológicas, dirigidas principalmente a quem contribui para a resolução dos conflitos e o fortalecimento da coesão social, política e territorial.

Ler mais

Autor

Giulio Mattiazzi

Giulio Mattiazzi (Venezia, Itália – 1973) possui licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais-Brasil (2007) e doutorado em Democracia no Século XXI pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra-Portugal (2014). Atualmente, é investigador convidado da Università degli Studi di Padova (Itália) – Dipartimento di Scienze Politiche, Giuridiche e Studi Internazionali.

 

Tem experiência como avaliador/consultor de políticas públicas participativas para as migrações internacionais e o desenvolvimento local. Desde 2007 colabora com universidades europeias e latino-americanas e com a rede diplomática italiana.

Ler mais