Partilhar

Emigração em Português: Exílios, Retornos e Colonizações

Coleção CES

Elsa Lechner, Graça Capinha, Maria Clara Keating

Pré-venda

Desconto: 10%
15,21 € 16,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A relevância do tema das migrações evidencia a necessidade de desfamiliarizar os discursos mais hegemónicos, que nos impedem de escutar o Outro tal como é, e tal como se enuncia nos seus próprios repertórios simbólicos. Nessa escuta, podemos tomar o pulso à capacidade de inovação e/ou de expansão da consciência que o processo narrativo e criativo pode significar.
A presente coletânea toma o caso português como objecto de observação de todos esses processos performativos da experiência migratória que, na singularidade da nossa história, nos dão a observar a migração, o exílio, o retorno e a colonialidade - sempre movimentos dinâmicos de construção histórica de si e do outro; sempre combates de palavras e/ou de formas expressivas, que se movem nos meandros de velhas/novas hierarquias económicas, sociais e políticas, para chegar a ancoragens temporárias do sujeito na construção de novas formas e/ou de novos corpos de linguagem.

Ler mais

Autor(es)

Elsa Lechner

Elsa Lechner é licenciada em Sociologia pelo ISCTE-IUL, mestre pela Universidade de Paris-Nanterre e doutorada em Antropologia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales. É investigadora no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra desde 2009 e foi Fulbright Visiting Scholar nas Universidades de Rutgers e de Brown, EUA (2014/2015). Foi pós-doutoranda no ICS-UL e no CRIA-ISCTE, desenvolvendo investigação biográfica junto de migrantes e refugiados. Coordenou vários projetos de investigação sobre emigração portuguesa e imigração em Portugal e publicou extensivamente sobre migrações.

Ler mais

Graça Capinha

Graça Capinha é professora auxiliar do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e investigadora do Centro de Estudos Sociais da mesma universidade. É doutorada em Literatura Norte-Americana pela Universidade de Coimbra, lecionando e fazendo investigação no domínio da literatura inglesa e norte-americana, da poética e da poesia contemporâneas, bem como da escrita criativa e da tradução literária. As suas publicações centram-se na temática da poética contemporânea, emigração e identidade.

Ler mais

Maria Clara Keating

Maria Clara Keating é doutorada pela Universidade de Lancaster, com uma tese sobre as experiências multilingues e multiletradas vividas por mulheres portuguesas emigradas em Londres, professora associada no Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e investigadora do Centro de Estudos Sociais da mesma universidade. Desenvolve pesquisa sociolinguística crítica em multilinguismo, ideologias linguísticas e atividade textualmente mediada em contextos de migrações em português, tendo participado em projetos de formação, educação e comunicação intercultural e aprendizagem formal e informal.

Ler mais