Partilhar

17,70 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Receitas fit para ficar healthy, superalimentos (ou superfoods, porque em inglês é mais chique) como as sementes de chia, bagas góji ou açaí, dieta disto e daquilo, smoothies para o organismo eliminar as toxinas (seja lá o que isso for), coma assim, coma assado (mas se for grelhado ainda é melhor…) — haverá alguma base científica nisto ou será tudo treta? E porque será que quanto mais sabemos sobre alimentação, pior comemos? 

Neste livro, Conceição Calhau, uma das mais prestigiadas investigadoras do país na área da nutrição e saúde, deita por terra muitas das teorias que nos são «vendidas» sobre alimentação saudável e dietas milagrosas:

Será que devemos comer tudo cozido e grelhado? 

Existem realmente alimentos «saudáveis»? 

Terão as calorias assim tanta importância? 

Qual o papel da microbiota intestinal e como podemos tratar dela? 

Num país com tanto sol, porque temos níveis tão baixos de vitamina D?

E será que o problema é mesmo o leite ou aquilo que a vaca come? 

Numa altura em que somos constantemente bombardeados com conselhos sobre alimentação «saudável» vindos de todo o lado — muitos deles sem qualquer base científica que os sustente e, por vezes, até perigosos —, este livro é o antídoto perfeito para que, em termos de nutrição, nos deixemos de ilusões e de tretas. 


Ler mais

Autor

Conceição Calhau

Conceição Calhau é Professora Catedrática na NOVA Medical School, regente de Bioquímica Nutricional do curso de Medicina, fundadora da licenciatura em Ciências da Nutrição nesta escola médica e fundadora do Mestrado em Nutrição Humana e Metabolismo. 

Durante 23 anos foi investigadora e professora na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, onde se doutorou em Biologia Humana em 2002, e se agregou em Metabolismo em 2010. A sua área de investigação incide maioritariamente na microbiota intestinal, nos efeitos dos alteradores endócrinos na disfunção metabólica e nos compostos bioativos presentes na alimentação, em particular os ácidos gordos ómega-3, a vitamina D e o iodo. A par da atividade académica e científica, cofundou a YourBiome, uma spin-off da Universidade NOVA de Lisboa, dedicada à pesquisa e desenvolvimento de novas terapias com base na microbiota intestinal para tratamento das doenças metabólicas.

Ler mais