Partilhar

Manual de Sociologia Do Crime

Helena Machado

Em Stock



Desconto: 10%
10,91 € 12,12 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Por que é que determinados indivíduos cometem crimes e outros não? Por que é que alguns são classificados como criminosos e outros não? Por que é que os homens tendem a praticar mais o crime do que as mulheres? Quais podem ser as responsabilidades da sociedade perante o criminoso: punir, tratar ou reinserir? Como é que evoluiu a visão social sobre o crime, da Antiguidade aos dias de hoje? De que fontes de informação e técnicas de pesquisa dispõem os investigadores na área da abordagem sociológica do crime? Que teorias se desenvolveram no seio da Sociologia para explicar a ocorrência do crime e as codificações do criminoso?

Este livro apresenta algumas respostas possíveis a estas questões, deixando em aberto pistas de estudo e de análise do fenómeno do crime na vertente das relações sociais e institucionais.

Redigido numa linguagem acessível, é um manual de ensino e aprendizagem na área da Sociologia do Crime, seguindo as novas metodologias pedagógicas preconizadas pelo denominado Processo de Bolonha. Trta-se de um texto que pode interessar a estudantes e a docentes do ensino superior, de áreas diversas como a Sociologia, a Criminologia, o Direito, a Antropologia, a Psicologia Social, o Serviço Social, a Reinserção Social e a Animação Sócio-Cultural.

Ler mais

Autor

Helena Machado

É Doutorada em Estudos Interculturais, pela Univ. da Madeira (UMa).

Realizou os seus estudos de licenciatura na Univ. de Paris IV – Sorbonne e de mestrado na FLULisboa. É Professora Auxiliar na Faculdade de Artes e Humanidades da UMa, onde leciona unidades curriculares com incidência nos Estudos de Cultura e de Literatura, no âmbito do 1.º e 2.º Ciclos. É, atualmente, Diretora do Doutoramento em Literaturas e Culturas Insulares.

É investigadora do CEComparatistas da Ulisboa, no cluster «Viagem e Utopia», integrado no Grupo LOCUS. É autora de diversas publicações nacionais e internacionais na área dos Estudos de Cultura, na sua intersecção com os Estudos Literários (ORCID: 0000-0002-8660-6059).

Ler mais