Partilhar

Desconto: 20%
9,47 € 11,83 €

Detalhes do Produto

Sinopse

«Cozinha de Cabo Verde» é um livro que vai satisfazer a curiosidade e o apetite daqueles que já ouviram tantas vezes falar da cachupa, do xerém, da botchada, do friginato, do pirão ou do gigoti. O livro está dividido em rubricas que vão das sopas, aos peixes e marisco, das carnes, às papas e às conservas, das receitas de cuscus às receitas de bolos e doces até às de bebida e chás medicinais. As receitas são servidas com pequenos trechos de obras de autores cabo-verdianos que a nós, portugueses, transmitem um pouco do ambiente original e que aos naturais de Cabo Verde avivam memórias da terra.

Ler mais

Autor

Maria de Lourdes Chantre

Maria de Lourdes Soromenho Ribeiro de Almeida Chantre é natural de Mindelo, Ilha de S. Vicente, Cabo Verde, onde nasceu a 11 de outubro de 1939. Filha de Manuel Ribeiro de Almeida e de Estella de Castro Soromenho Silva Ribeiro de Almeida, foi casada com o Professor Guilherme Chantre.

Possui o Curso Geral dos Liceus e os Cursos de Secretariado, Correspondente em Línguas Estrangeiras (Inglês e Francês) e Técnicas de Interação Pessoal para Assistente de Direcção (ISLA).

Foi Assistente do Cônsul de França em S. Vicente (Cabo Verde), Secretária de Administração na Empresa Ilídio Monteiro Construções, S.A., em Lisboa, onde, também, foi Secretária de Direção da OIKOS-Cooperação e Desenvolvimento e Presidente do Conselho Fiscal da Associação de Secretárias Profissionais Portuguesas, de 1989 a 1991.

Membro da Sociedade Portuguesa de Autores, sócia efetiva da Sociedade de Geografia de Lisboa e membro da Associação de Escritores Cabo-verdianos (AEC) e da Sociedade Cabo-verdiana de Autores (SOCA), Lourdes Chantre foi "pioneira na arte de fundir os alimentos simples com a cultura", como se lhe refere a Jornalista Otília Leitão. Além da Arte Culinária, Lourdes Chantre interessa-se por artes plásticas e literatura.

Autora de Cozinha de Cabo Verde (1979), reeditado em 2001 e que se encontra em 4ª edição; 111 Receitas da Cozinha Africana (1981); Comida Saudável para o Coração (1990); Plantas Medicinais – Recolha da Sabedoria Popular e Na Cozinha Cabo-verdiana com CERIS.

Além de participar em diversas confrarias, ministrou conferências, palestras e workshops sobre gastronomia e diversidade cultural.

Ler mais